Blog

BI à moda antiga. A importância de uma solução completa.

Hoje em dia, com a crescente necessidade por soluções que tornem as empresas mais competitivas, a cada hora nasce uma nova “ferramenta de BI” para justificar a demanda. Porém em todas elas há um norteamento padrão que me faz refletir se essas necessidades são realmente atendidas por essas ferramentas. Por isso, gostaria de lembrar aqui de alguns conceitos importantes.

Primeiramente, o que significa BI? Traduzindo ao pé da letra é “Inteligência de Negócios”. Conceito autoexplicativo, imagino eu. BI serve para ajudar empresas a se tornarem melhores, mais competitivas, mais produtivas e tomarem as melhores decisões. Até aí, tudo bem.

Mas a dúvida que fica na cabeça da maioria das pessoas é: Como isso é feito na prática?

R: Através da melhoria no processo de gestão da empresa. Ou seja, introduzindo novos recursos tecnológicos que darão ao gestor subsídios para que aperfeiçoe o seu trabalho. Concordam?

A partir desse princípio é que nascem diversos questionamentos do processo. Por exemplo: Como uma ferramenta de BI baseada apenas em Dashboard pode realmente ajudar um gestor a melhorar o seu processo de gestão?

Não quero dizer aqui que Dashboard não seja importante, mas sim que não é apenas isso que trará subsídios para um gestor melhorar sua gestão.

Muitas outras necessidades do gestor precisam e podem ser atendidas com uma solução de BI de verdade. Veja:

  • Gestão à Vista: o que adianta o gestor ter acesso ao Dashboard se sua equipe não tem acesso fácil às mesmas informações? É importante que que a solução de BI tenha recursos que permitam que os dashboards sejam colocados em painéis de TVs com atualizações de forma automática para que todos possam acompanhar os principais indicadores operacionais da empresa.
  • Mobilidade: o Gestor moderno não está mais sentado em uma cadeira apenas dando ordens. Ele viaja, participa de reuniões e interage o tempo todo com outros empresários e fornecedores. Então há necessidade de ter informações atualizadas e em tempo real dos resultados de sua empresa para tomada estratégica de decisões. Portanto é importante que a solução de BI esteja, literalmente, na palma de sua mão. Ou seja, forneça aplicativos Mobile nativos que permitam acessar suas informações de forma prática, segura e em qualquer lugar e hora.
  • Alertas Automáticos: Convenhamos, o que adianta ter um dashboard que mostre que você está com um número alto de inadimplências se ninguém está olhando o mesmo diariamente? É fundamental que esse controle seja sistemático e constante. Para isso que a solução de BI dispara alertas de forma automática quando algo o sai da curva dos seus valores aceitáveis. O gestor não pode esperar o problema acontecer, ele precisa agir antes.
  • Ferramentas para Análise de Padrões e Respostas Rápidas: você acha que em um Dasboard estão as respostas para todas as suas necessidades do dia a dia? Claro que não. No Dashboard estão apenas os principais indicadores. Por isso que é importante que uma solução de BI completa forneça recursos para que o gestor monte relatórios rapidamente para achar uma determinada resposta ou que forneça recurso para que se possa analisar uma tendência em seus dados.
  • Big Data: Você sabia que apenas 10% da influência nos seus negócios estão ligados à fatores internos. A grande maioria das coisas que o influenciam são fatores externos, como por exemplo: lançamento de um novo produto ou promoção do seu concorrente, reclamações dos seus clientes em redes sociais, ações realizadas pelos seus principais stakeholders, etc. Então, é fundamental que uma solução de BI completa possa monitorar mídias externas como redes sociais, vídeos, imagens e sites da web em busca de informações relacionadas ao seu negócio e que essas informações possam ser cruzadas com seus números internos em busca de alguma tendência ou antecipação ao mercado.

Esses são apenas alguns exemplos de necessidades do dia a dia de um gestor que não são atendidas com soluções baseadas apenas em Dashboards, mas ainda existem muitas outras…

Ou seja, não existe apoio à gestão apenas com Dashboard. Soluções de BI precisam ser completas.

Felizmente existem soluções completas no Brasil que permite às empresas brasileiras terem acesso a todos esses recursos de forma bem acessível e sem que seja necessário pagar milhões para empresas estrangeiras.

Outra grande vantagem além do preço e a proximidade é o suporte e o apoio ao seu projeto. Sua empresa não é tratada como um “número de ticket” e sim como alguém que precisa de apoio para melhorar seu processo de gestão.

Você pode ver tudo isso que eu descrevi na prática. Experimenta a solução do ASCENT BI de forma gratuita por 14 dias e diga o que achou. Só clicar no link abaixo:

http://registerbi.ascentservicos.com.br/?tipo=0100000698

 

Obrigado e até a próxima!

Marcelo Pereira. Grupo ASCENT – CEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.