Blog

BI não é só Dashboard

Muitas soluções de BI hoje em dia focam-se apenas em montagem de Dashboard. Porém, sabe-se que dashboards são apenas uma parte do processo de gestão e não atendem plenamente as necessidades dos gestores. Continue lendo para entender o porquê.

 

Qual é a real finalidade de um Dashboard?

Simples, criar visões gráficas e agrupá-las em um único painel para monitorar seus principais indicadores de negócio para que você tenha um acesso rápido e direto a eles.

Ótimo. Muito bom! Mas e se algum desses indicadores estiver apresentando um valor fora do esperado???? Você vai aceitar perder milhões de reais só porque ninguém acessou o Dashboard para visualizar o valor atual???

 

Porque deve-se monitorar proativamente seus indicadores?

A monitoração de indicadores é uma das outras necessidades de um processo de gestão que uma solução de BI baseada apenas em Dashboard não atende. Uma solução de BI completa deve ser proativa. Deve avisar aos gestores quando algo estiver fora dos valores esperados sem que alguém tenha que acessar qualquer Dashboard para descobrir isso.

 

Apenas dashboard não responde a todas as suas dúvidas:

Uma outra necessidade muito importante de qualquer gestor é ter a flexibilidade para responder às dúvidas de negócios e identificar padrões de comportamento para aprimorar o seu negócio. Uma solução baseada apenas em Dashboard não responde a todas as dúvidas de um gestor pois não é possível prever todas as possibilidades dentro de dashboards.

É importante que a solução de BI permita ao gestor criar facilmente suas próprias análises de dados. O chamado “Data Discovery” que permite ao gestor manipular facilmente seus dados e encontrar respostas para suas dúvidas.

É isso aí. Em resumo, vimo nesse artigo que Dashboard é apenas parte de um processo de gestão e conseguimos também identificar a importância de se ter uma solução completa de business Intelligence para ajudar a melhorar seus resultados baseando-se na proatividade para identificar algo fora da curva assim como permitir a análise de dados e a identificação de padrões em um grande volume de dados.

Até a próxima!

 

Matérias recomendadas:

  1. Luiz Holanda

    Realmente este artigo aborda de uma forma simplificada, mas objetiva a importancia de se ter uma verdadeira plataforma de BI que possa ajudar o gestor a fazer descobertas (Data Discovery ) e tomar decisões mais assertivas a partir da análises dos dados que estão a sua disposição no projeto.

    Infelizmente vemos no mercado muitas; “falsas” soluções de BI que são acrescentadas como módulos de alguns sistemas ERP que acabam se passando pelo que não é.

    1. Marcelo Pereira
      Marcelo Pereira

      Olá Luiz, obrigado pelo seu comentário. Sou o autor do artigo e um profundo amante do Business Intelligence “à moda antiga”. Também me frusta muito essas falsas “soluções” de BI que acabam denegrindo a imagem de uma solução fantástica que é o BI. Nós buscamos criar soluções de BI que apoiem realmente um processo de gestão como um todo. Não se pode confundir geradores de dashboards com BI. Seria uma diminuição muito grande do conceito de BI. Abraços!

  2. Luís Sérgio Roizman

    Provocação. Pontos fora da curva podem ser identificados pela inteligência artificial. Aí soam alarmes. E quando todos os pontos estão dentro da curva mas há fatores não considerados pelo sistema em operação? Afinal, a vida é um sistema complexo. Inclusive a vida das empresas. “O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana”, afirmou Stephen Hawking, que fez a advertência ao responder uma pergunta sobre os avanços na tecnologia que ele próprio usa para se comunicar, a qual envolve uma forma básica de inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.