Blog

Business Intelligence e Marketing: saiba como aplicar os conceitos

Business Intelligence e Marketing são soluções que estão sendo cada vez mais adotadas pelas organizações e que, quando utilizadas em conjunto, podem potencializar os resultados de uma empresa.

Nesse sentido, saber como coletar, organizar e analisar os dados, com o objetivo de tomar as melhores decisões para o seu negócio e gerar resultados sólidos, são habilidades que precisam ser desenvolvidas por qualquer gestor.

Ficou interessado em descobrir como aplicar o Business Intelligence e o Marketing para alavancar o desempenho da sua empresa? No post de hoje, ensinaremos como empregar esses dois conceitos. Fique conosco e confira!

O que é Business intelligence?

Em primeiro lugar, é preciso que esclareçamos de uma vez por todas o que é Business Intelligence (BI) — ou, em português, inteligência de negócios. O BI é um método que pretende auxiliar as empresas em suas decisões de coleta de informações, com o auxílio de sistemas de informação. Os dados são coletados, organizados, analisados, compartilhados e monitorados, com a finalidade de oferecer suporte à gestão da empresa.

O Business Intelligence permite a definição de objetivos estratégicos e táticos. Por meio do uso de KPIs (indicadores-chave de desempenho), o cumprimento dessas metas é avaliado.

O BI e o Marketing trabalham com o uso de dados, visando dar apoio às decisões organizacionais. Assim, podemos afirmar que os dois podem trabalhar juntos, unindo forças e potencializando os resultados.

Por que unir Business Intelligence e Marketing?

Ferramentas de Business Intelligence analisam uma vasta quantidade de informações para detectar os padrões de comportamento dos consumidores. O Marketing, por sua vez, pode utilizar esses dados para otimizar as suas campanhas e, assim, entregar ao público exatamente aquilo de que ele precisa.

Da mesma maneira que um piloto de avião orienta-se por painéis fixados na aeronave — que fornecem inúmeros dados sobre o voo —, um painel de Business Intelligence fornece uma gama de informações importantes para o profissional de Marketing, tais como hábitos de comportamento de leads, métricas de desempenho, origem de vendas e várias outras.

Em resumo, o Business Intelligence é a solução que confere todo o embasamento para as ações de Marketing. Ou seja, ao invés de basear as ações e as estratégias do Marketing na intuição ou nos achismos — o que é um grande erro —, a empresa passa a tomar, como alicerce, as sólidas informações provindas do BI.

Como aplicar Business Intelligence em Marketing Digital?

Para aplicar o BI no Marketing Digital é necessário que alguns pontos sejam levados em consideração. A seguir, trabalharemos alguns deles. Confira!

Planejamento

Toda campanha de Marketing inicia-se com o planejamento. Nessa etapa, quanto mais informações a empresa dispuser, mais completa e coerente será sua campanha.

Nesse sentido, quando uma empresa trabalha com BI, ela sai muito à frente, pois estrutura a sua campanha em informações reais e concretas do mercado. Assim, antes mesmo de fazer o investimento, já é possível ter acesso à previsão de cenários, alinhamento de metas e, é claro, o direcionamento da comunicação para quem de fato interessa: o cliente!

Pesquisa e análise de público

Antes de iniciar uma campanha de Marketing é imprescindível entender o público a que ela está sendo destinada. Assim, pesquisar e analisar profundamente as pessoas para quem a campanha está sendo desenvolvida, é primordial.

Tendo isso em mente, o Business Intelligence é a ferramenta que pode ser empregada para estudar o público-alvo. Ela é capaz de, por exemplo, cruzar o perfil de comportamento e de consumo do usuário com uma análise demográfica.

Isso permite que a empresa tenha em mãos dados valiosos como:

  • O que as pessoas estão comprando;
  • Qual a frequência que estão comprando;
  • Qual o ticket médio;
  • Qual a duração do ciclo de vendas de cada um dos produtos.

Estratégias de conteúdo

Por meio das informações disponibilizadas pelo BI, é possível verificar qual tipo de conteúdo está gerando mais tráfego e conversões. A partir disso, a melhor estratégia de conteúdo pode ser desenvolvida.

Por exemplo, pode ser que os indicadores informem que os posts de blog estão convertendo mais e, com esse dado, a sua equipe poderá escolher se concentrar nessa estratégia. Por outro lado, pode ser que os posts de blog não estejam gerando os resultados esperados e, tendo posse dessa informação, a empresa pode focar em outras estratégias de Marketing: vídeos, e-books, áudio, entre tantos outros.

Nessa linha, os dados demográficos, o comportamento de busca dos usuários e a sua interação com os materiais oferecidos pela empresa são algumas das principais informações que podem ser fornecidas por meio do Business Intelligence.

Rastreamento de resultados

Além de tudo o que já foi mencionado anteriormente, o BI também proporciona a possibilidade de rastrear os resultados e adaptá-los em tempo real.

Assim, mesmo que a campanha de Marketing já tenha sido lançada e já esteja em andamento, é possível monitorá-la e corrigir sua rota, de acordo com as informações que forem sendo analisadas pelo BI. Isso faz com que a campanha permaneça estável e esteja sempre alinhada às necessidades e aos objetivos da empresa.

Publicidade

O Business Intelligence não se restringe à coleta de informações em apenas um canal de comunicação. O BI abrange todos os meios de comunicação: televisão, rádio, cinema, impressos e a mídia online.

Em cada um desses canais, são gerados vários indicadores e cabe à empresa acompanhá-los. Na publicidade, os dados disponibilizados por uma ferramenta de Business Intelligence permitem a otimização de campanhas — tanto online quanto offline —, além da geração de relatórios detalhados e precisos.

Geração de tráfego para o site e atração de maior quantidade de dados

Quando a campanha de Marketing está em andamento e os leads estão chegando, é necessário que nos atentemos a um ponto crucial: a geração de tráfego para o site.

Dessa forma, o BI é a ferramenta que dará o suporte necessário para investigar quais são as tendências do uso, a fidelidade de quem está visitando, bem como inferir se a circulação do público está de fato aumentando.

Frente a tudo isso, podemos dizer que existem muitas informações disponíveis no mercado. Porém, é preciso saber como coletá-las, organizá-las e analisá-las. O Business Intelligence é a solução que toma conta dessa árdua tarefa. Nesse sentido, o Marketing se beneficia de toda essa gama de dados e tem a possibilidade de desenvolver as melhores estratégias de campanhas e de conteúdo.

Gostou do nosso texto? Está procurando aliar Business Intelligence e Marketing? Então, não deixe de conferir nosso outro artigo, em que explicamos as diferenças entre Business Intelligence e Big Data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.