Blog

Como a tecnologia tem afetado a tomada de decisão nas empresas?

Atualmente sabemos que uma empresa sem um sistema eficiente e funcional pode estar fadada à falência rapidamente. Isso acontece justamente por precisarmos cada vez mais da tecnologia para gerir nossos negócios.

A tomada de decisão nas empresas é uma das principais funções dos gestores e influencia fortemente no sucesso ou fracasso da organização. Por isso, é muito importante que cada passo seja dado com cautela, estratégia e com o máximo possível de informações acerca da situação.

Portanto, o que você decidir investir em tecnologias de informação ditará se sua empresa é ágil ou lenta, maleável ou inflexível e até refinada ou robusta. Neste texto nós mostraremos a você como torná-la uma aliada e até um facilitador para escolher sempre a decisão correta para seu negócio!

Confira!

Com a implantação de softwares

Utilizando esse tipo de tecnologia é possível criar dashboards para gestão de indicadores quantitativos e qualitativos — e, assim, conseguir intervir de forma rápida e definitiva sobre determinada situação.

Dessa forma, o sistema contribuirá de forma decisiva na orientação da gestão de metas e relatórios. Isso pode nortear e servir como modelo para que a empresa exerça com excelência as principais atividades.

Com informações em tempo real

Ter um sistema de fornecimento de dados atualizados em tempo real é superimportante para que os gestores possam tomar decisões nas empresas e intervir de imediato em determinadas situações.

Mesmo que haja um painel com todas as informações possíveis, ele não surtirá efeito se não for em tempo real. Afinal, dada a competitividade do mercado atual, não há espaço para atrasos e demoras no retorno de resultados. Acredite, isso pode ter grande influência no desempenho do negócio em diversos setores.

Com a utilização do BI (Business Intelligence)

Com a utilização da tecnologia a seu favor, a capacidade produtiva e instrutiva dos seus colaboradores também aumentarão — criando, assim, uma inteligência para os negócios (Business Intelligence) de forma sólida e precisa.

O benefício disso poderá ser percebido por meio de tomadas de decisões rápidas pela equipe, pela conectividade e pela harmonia entre ideias e pessoas. Como consequência a empresa terá um feedback muito melhor e mais eficiente do que aqueles fornecidos anteriormente.

Com um Painel de Gestão por Indicadores (Balance Scorecard)

Para conseguir mensurar todos os objetivos e metas que a empresa já alcançou ou deseja alcançar, o Painel de Gestão por Indicadores é essencial. Por ele serão analisadas as tecnologias e suas performances.

Depois disso, ele ainda explica a fórmula usada para tal resultado e indica para qual direção seguir a partir dali. Isso possibilita que o profissional no ramo da informática modele estratégias para manter o foco no objetivo da empresa.

Pode-se perceber, portanto, que cada dia mais a tecnologia da informação está ganhando espaço no mercado de trabalho e dentro das empresas que precisam de tomadas de decisões de forma veloz.

O grande problema que ainda enfrentamos quanto ao uso da tecnologia da informação é o fato de que entre 55 e 60% das empresas no Brasil ainda estão obsoletas ou sem a informatização necessária para um bom desempenho das atividades — embora a realidade mostre que isso se tornou algo obrigatório para todos os segmentos.

E aí, leitor? Gostou de aprender um pouco sobre o poder e a influência da tecnologia dentro de uma empresa? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e passe a receber conteúdos exclusivos em seu e-mail agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.