Blog

Como aplicar a gestão à vista em empresas de turismo?

Embora seja difícil aceitar, o que muitas vezes define o sucesso ou o fracasso de uma empresa é como os processos e dados são gerenciados, assim como a sua eficácia para ajudar nas tomadas de decisões mais assertivas e rápidas. Com efeito, detalhes pequenos fazem toda a diferença, principalmente diante de um cenário empresarial tão competitivo.

Assim, muitas empresas buscam meios para entender como aplicar a gestão à vista com o intuito de otimizar os dados e torná-los claros e de fácil acesso para todos os colaboradores. Afinal, a adoção dessa metodologia facilita a percepção de falhas ou possíveis oportunidades de negócios.

Ficou curioso e quer saber como aplicar a gestão à vista em empresas de turismo? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

Como funciona a gestão à vista 

Uma das principais premissas da gestão à vista é disponibilizar informações de forma clara, de fácil interpretação e intuitiva, para facilitar e aumentar a produtividade das tarefas do dia a dia de todos os colaboradores da empresa. 

Isso é feito por meio de painéis com gráficos, disponibilizando os principais dados da empresa. É importante que esse dashboard seja posicionado em um lugar visível para todos em uma TV, quadro ou até mesmo plataforma à qual os funcionários têm acesso em seus computadores. Assim, a metodologia possibilita que as equipes estejam engajadas em prol de um mesmo objetivo, facilitando a comunicação e a transparência interna.

Ou seja, saber como aplicar a gestão à vista de maneira correta ajuda o time como um todo a se manter informado com todos os dados, andamentos de projetos e métricas dos setores, possibilitando enxergar os números sempre atualizados, o que fomenta constantemente a motivação da empresa e facilita que falhas ou possíveis oportunidades sejam apontadas.  

Cuidados que devem ser tomados na implantação

Mesmo sendo uma estratégia simples e fácil de implementar, a empresa deve tomar alguns cuidados que serão determinantes para o sucesso da gestão à vista. Assim, o primeiro passo é contratar especialistas em tecnologia de informação para disponibilizar gráficos claros ou plataformas intuitivas.

Outro detalhe fundamental na implantação de uma gestão eficiente é definir quais são os indicadores-chave que serão disponibilizados para todos e o padrão visual que será adotado. É importante sempre ter em mente que esse recurso deve ser o mais claro possível para as pessoas, portanto, a empresa deve apenas utilizar dados realmente relevantes.

Além disso, criar uma equipe para coletar e gerenciar os dados e métricas que serão disponibilizadas é crucial para que as informações sejam realistas, seguras e padronizadas. Com isso em mente, certifique-se que esse time saiba exatamente como aplicar a gestão à vista para não correr erros ou desvios de informações.

Benefícios da gestão à vista

Adotar essa metodologia traz muitos benefícios para a empresa de turismo, tais como:

  • visão exata dos números da empresa;
  • todos envolvidos ficam cientes dos resultados e perdas;
  • facilidade em encontrar oportunidades e erros;
  • engajamento das equipes.

E então, leitor? Entendeu um pouco mais como aplicar a gestão à vista e está pronto para adotar essa metodologia? Então, siga conosco e confira as 4 melhores práticas para tomadas de decisão estratégicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.