Blog

Como Business Intelligence pode ajudar minha empresa?

 

Em plena era da informação, não dá mais para comandar uma empresa com base na intuição.

Os consumidores de hoje pensam e agem de forma diferente de antigamente. Não estar atento a essas mudanças e continuar agindo sempre da mesma forma pode significar um erro fatal para as empresas.

O tempo de se trabalhar com tentativa e erro para promover seus negócios já se foi. Para ter sucesso é essencial conhecer seus clientes. Só assim você poderá tomar ações eficientes para atrai-los (e mantê-los).

O conceito de Business Intelligence nos traz detalhes que ajudam muito nesse processo, como ferramentas de análise de dados, dados históricos do mercado, estatísticas e pesquisas. Os dados que temos disponíveis podem dar uma diretriz muito mais real e plausível aos gestores. Isso tudo ajuda a tomar decisões que tragam resultados mais eficientes.

Me digam só uma coisa, hoje em dia, quando algum consumidor fica insatisfeito com o seu serviço ele liga para o seu SAC e reclama ou espalha pelas redes sociais que foi mal atendido pela sua empresa?

Portanto, é necessário estar ligado a todas essas fontes de informação para entender as necessidades do seu cliente moderno.

 

Mas afinal, como o BI pode atua?

Quem ainda não está habituado ao potencial do BI pode pensar que coletar e tabular uma série de dados, principalmente em médias empresas, onde nem sempre há pessoal disponível para a tarefa, representará perda de tempo e de eficiência. É verdade que antes do surgimento das novas tecnologias isso já foi um problema. Tínhamos relatórios demais com informação de menos – e que levavam muito tempo para serem preparados (e, no fim das contas, os dados que demoraram tanto para serem coletados e computados poderiam nem ser os mais necessários para sua empresa).

A gestão baseada em Business Intelligence é diferente porque proporciona uma visão estratégica dos negócios, baseada em indicadores que são realmente relevantes, de uma maneira fácil de entender. Se antes os projetos eram caros, demorados e nem tão eficientes assim – principalmente por causa da falta de conhecimento sobre os processos de gestão e pelas poucas opções de software no mercado – atualmente a história é outra.

 

É por isso que o uso de Business Intelligence vem ganhado cada vez mais espaço

No entanto, não basta apenas ter uma porção de números e dados disponíveis, é preciso processá-los e assimilá-los – e os melhores softwares de BI também te ajudam nesse aspecto. Com um software eficiente e um projeto de gestão adequado às suas necessidades você consegue mensurar os pontos exatos que precisam ser trabalhados e enxerga os resultados com muito mais clareza. Trabalhar com uma empresa que conheça bem seu projeto também faz toda a diferença!

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o BI e como ele pode ser aplicado em seus negócios? Entre em contato com a gente!

  1. Grupo Ascent
    Grupo Ascent

    Ótimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.