Blog

Como criar alertas pelo histórico de dados da sua empresa?

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e quem conhecê-lo melhor e tomar as ações mais efetivas ganhará destaque. Para isso, é fundamental fazer o acompanhamento dos dados que surgem sobre o seu segmento, tanto a caráter interno quanto externo. E para não passar tanto tempo compilando esses dados, o ideal é criar alertas que te avisem cada vez que novas informações surgirem.

Dessa forma, você não precisa fazer esse levantamento manualmente, pois quando uma pessoa procurar algo na web usando palavras-chave ligadas ao seu negócio — ou quando você precisar fazer uma busca nos seus dados —, uma ferramenta de Business Inteligence (BI) pode enviar notificações. Transformá-las em informação e conhecimento é algo essencial para o seu plano de negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

Como transformar dados em informações e conhecimento?

Quando uma empresa consegue levantar um banco de dados bem organizado, torna-se mais fácil saber quais são os perfis dos clientes e prospectos registrados. Uma vez que esses dados são estudados, eles são convertidos em informações muito importantes para a empresa.

Ao ser aplicado um determinado contexto, essas informações são transformadas em conhecimento, que podem ser a base das tomadas de decisão da empresa. Por exemplo: uma lista de pessoas interessadas em tecnologia e inovação é um dado, constatar que esse público pode vir a se interessar por uma solução tecnológica é uma informação e, para criar um produto ou serviço dentro desse segmento, é necessário aplicar o conhecimento.

Assim, os planos de ações passam a ser mais assertivos e muitos riscos de mercados são evitados após as decisões serem tomada pelos setores da empresa.

Como criar alertas no BI?

Após criar um alerta na plataforma de BI, você passa a receber avisos de novos resultados externos e internos. Para isso, basta configurar o sistema e ser notificado toda vez que houver uma atualização sobre um termo desejado.

Para fazê-lo, o primeiro passo é escrever a pesquisa que você quer realizar no campo de busca, inserindo palavras-chave ou termos específicos.

Depois, selecione qual resultado você quer receber. Você pode escolher todos ou apenas notícias, postagens de blog, redes sociais, etc.

Feito isso, configure a frequência com que deseja receber os avisos: “quando disponível”, “uma vez por dia” ou “uma vez por semana”.

Como usar essa ferramenta para monitoramento?

Apenas saber quais termos as pessoas procuram na internet não basta: é preciso também fazer o monitoramento dessas buscas, até mesmo para saber se a sua empresa está entre elas. Mas, para economizar tempo, o ideal é fazê-las por meio de uma ferramenta de monitoramento que também pode ser encontrada em uma solução de BI.

Afinal, existem muitas métricas que podem ser analisadas para medir o seu desempenho na web e também em outros canais como redes sociais, a fim de facilitar suas decisões e a criação de novas estratégias.

Estima-se que 90% dos dados que afetam o seu negócio são externos, o que torna imprescindível fazer esse monitoramento.

É preciso considerar também ter um Relatório DRE?

Após seguir todos os pontos acima, falta saber o mais importante: se a empresa está gerando lucro. É isso que faz o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Esse relatório organiza as informações pertinentes às receitas, aos custos e aos gastos da empresa, mostrando se ela está tendo um retorno positivo do investimento.

E então, o que achou deste artigo sobre como criar alertas para trabalhar os dados coletados pela sua empresa? Deixe um comentário!

Quer experimentar o ASCENT BI e descobrir o que podemos fazer pela sua empresa? Então, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.