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Como melhorar o desempenho da equipe comercial?

Definitivamente, a equipe comercial é aquela que movimenta o sucesso da empresa. Em uma das pontas, o marketing tem a tarefa de fidelizar e atrair clientes, além de consolidar a sua marca no mercado. Na outra, é a equipe de vendas que traz o retorno financeiro esperado pelo negócio, ou seja, é quem faz os produtos saírem dos estoques para atenderem às necessidades do consumidor.

É justamente por esse motivo que devemos destinar um foco especial para a área comercial do negócio, afinal, o desempenho dela pode significar o aumento das vendas e, consequentemente, da lucratividade.

No post de hoje, resolvemos trazer algumas dicas práticas sobre como melhorar o desempenho da equipe comercial. Confira a seguir!

1. Defina indicadores de desempenho

Controlar os dados da equipe comercial é o primeiro passo para melhorar o seu desempenho. Afinal, é apenas com informação que pensamos em soluções com base em fatos. Nesse sentido, os indicadores de desempenho assumem um papel central.

São muitas as métricas que devem ser acompanhadas para monitorar o time. Dentre elas, destacam-se o ticket médio, a taxa de conversão, o Return on Investiment (ROI) e o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Todas essas ferramentas nos ajudam a desenvolver uma visão global para que possamos tomar as melhores decisões.

2. Conte com o suporte da tecnologia

É claro que, para desempenhar melhor as suas tarefas, é preciso que a equipe comercial conte com bons recursos. Nesse sentido, nós temos o CRM (Customer Relationship Management), uma ferramenta que automatiza processos ligados às vendas e também possibilita a correta gestão de dados da clientela, o que é excelente para o time da área.

Assim, a equipe de marketing ganha, pois consegue as informações necessárias para direcionar suas ações, o que é excelente para aumentar o ROI. Por outro lado, a equipe de vendas pode se apoiar sobre os dados para realizar um abordagem mais personalizada e vender mais!

3. Invista em treinamentos

Para otimizar o desempenho das equipes, é fundamental que elas estejam preparadas para encarar qualquer tipo de situação. É justamente por isso que devemos investir pesado nos treinamentos. Assim, garantimos mais qualidade e preservamos o conhecimento dentro da organização.

Basicamente, são três os treinamentos que precisam ser desenvolvidos. Em primeiro lugar, temos aqueles voltados ao produto, que servem para que os colaboradores conheçam a fundo o que é vendido pela empresa. Além disso, temos os treinamentos comportamentais, de modo que os colaboradores sigam códigos de conduta da organização. Por fim, há os treinamentos técnicos, que visam explicar sobre as ferramentas de trabalho.

4. Ofereça feedbacks constantes

Para concluir o nosso material de hoje sobre como melhorar o desempenho da equipe comercial, é importante ressaltarmos a importância dos feedbacks para que possamos não só monitorar o time de vendas e de marketing, mas também para reforçarmos o conhecimento dentro da organização.

Os feedbacks são uma excelente oportunidade para desenvolver talentos ou para corrigir problemas de adaptação. São indispensáveis em um setor onde as metas são diárias.

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