Confira 5 indicadores de desempenho para o setor de turismo

Já se perguntou o porquê de o setor turístico da sua empresa não estar evoluindo ou dando bons resultados? Saiba que indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), podem ajudar você a obter resultados incríveis.

Basicamente, esses KPIs organizam de forma quantitativa diversos fatores que, quando analisados em conjunto, determinam um objetivo a ser seguido. Além disso, os indicadores mostram áreas na empresa que precisam ser melhoradas, analisando, inclusive, crescimento e decréscimos nos setores.

Isso pode trazer diversos benefícios para uma empresa de médio e grande porte, pois é possível mensurar como servir 5.000 refeições em um restaurante no prazo de um mês, por exemplo, ou saber o número de reservas que um hotel tem diariamente, semanalmente e assim por diante. Analisar esses fatores é atuar com inteligência de negócios.

Portanto, a seguir vamos mostrar quais métricas vão ajudar você a ter mais rentabilidade e melhora no setor de turismo. Venha conosco!

1. Taxa de satisfação do cliente

Um dos fatores mais importantes a se medir é a relação de agradabilidade de quem consome seu produto ou serviço. A partir desse aspecto, você conseguirá traçar metas para melhorar seu atendimento e qualidade.

Então, analise, por exemplo quais e quantos foram os retornos positivos e negativos dos clientes que aderiram ao seu serviço.

2. Ticket médio

Muito importante também é saber o valor médio das vendas de pacotes turísticos, por exemplo, que sua equipe fez dentro de determinado período. Para fazer esse cálculo é muito simples: basta somar o valor de todas as vendas e dividir por todos os pedidos realizados.

Ter essa informação é de grande importância, pois entender o quanto seus clientes estão consumindo. Assim, avaliando esses dados, você pode criar estratégias de incentivo às compras —  algo essencial para o crescimento do negócio.

3. Taxa de satisfação dos funcionários

É fundamental citar esse ponto tão importante, pois sem uma equipe unida e comprometida com as metas diárias, semanais ou anuais, as vendas vão ficar prejudicadas, e o desempenho da empresa vai cair consideravelmente.

Atentar-se a esse indicador pode fazer total diferença na hora de calcular os resultados desse setor. O cansaço, a desmotivação e o estresse excessivo influenciam diretamente nesses fatores. Mas lembre-se: investir no endomarketing é de extrema importância para obter efeitos positivos.

4. Turnover do setor

Analisar o nível de rotatividade dos vendedores ou funcionários pode apontar para problemas de:

• liderança na equipe;
  • harmonia entre as pessoas naquele ambiente de trabalho;
  • valorização da função.

Esses problemas internos vão afetar diretamente nos resultados externos, como a qualidade de atendimento ao cliente.

5. Taxa de conversão

Essa métrica está diretamente ligada ao índice de satisfação dos clientes, citado no primeiro tópico. Ela indica quantas vendas estão sendo convertidas e o que está favorecendo isso, por exemplo:

• o atendimento;
  • a qualidade do serviço ou produto;
  • a recepção e competência da equipe como um todo, desde o pré-venda até o pós-venda.

Usar esses indicadores de desempenho podem contribuir de forma exponencial na gestão e sucesso no setor de turismo da sua empresa.

Entretanto, é interessante ressaltar que usar muitos KPIs diferentes, sem ponderar sobre quais os mais importantes, pode encher você de informações irrelevantes. Pior: é possível que isso mascare os dados verdadeiramente necessários à gestão do negócio. Portanto, escolha-os estrategicamente!

Gostou de aprender sobre esses indicadores de desempenho que podem auxiliar você efetivamente nos resultados? Então, siga nossa fanpage no Facebook para acompanhar conteúdos exclusivos!