Blog

Confira as 4 melhores práticas para tomadas de decisão estratégicas

Todos os dias empresas abrem e fecham, de forma cada vez mais rápida. Por isso, é importante conhecer boas práticas para a tomada de decisões estratégicas — e saber, assim, como se posicionar em um mercado tão competitivo como o atual.

Nesse processo, é importante levar em consideração uma série de variáveis. Desde o grande volume de dados que circulam pela internet até os indicadores-chave de desempenho (KPIs) da própria empresa.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Quer saber algumas dicas incríveis para a tomada de decisões estratégicas? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto!

1. Utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor

Atualmente, existe uma vasta gama de tecnologias que podem te ajudar a tomar uma decisão assertiva. Com elas, é possível monitorar diversos dados do ambiente externo, otimizar a análise dos dados internos, gerar relatórios de desempenho e assim por diante.

É possível escolher tecnologias mais específicas, como o CRM (gestão de clientes) e clipping digital (utilizado para monitorar informações). Ou tecnologias mais abrangentes, como o BI (business inteligente), capaz de estruturar um grande volume de dados.

Ao utilizar a tecnologia certa, é possível analisar com eficácia os dados obtidos, arquitetar uma estratégia consistente e, por consequência, potencializar os resultados desejados.

2. Acompanhe os indicadores-chave de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho ou simplesmente KPIs (do inglês, Key Performance Indicators) funcionam como um termômetro, indicando o grau de resultados que determinada área ou atividade da empresa estão entregando.

Os KPIs mais utilizados estão relacionados ao nível de satisfação dos clientes, rotatividade de funcionários, retorno sobre investimentos, custo de aquisição de clientes e efetividade dos processos. Ao definir e acompanhar os KPIs corretos, é possível atuar de forma estratégica.

3. Elabore uma análise SWOT

Você já ouviu falar em análise SWOT? Essa é uma das mais importantes ferramentas da administração de empresas, capaz de cruzar informações do ambiente interno e externo do negócio. Por isso, também é essencial para tomar decisões estratégicas.

O nome SWOT é um acrônimo de quatro palavras em inglês. Para utilizá-la, basta levar em consideração quatro principais pontos relacionados à empresa:

  • strengths (forças): toda competência da organização, como funcionários treinados, sistemas de ponta, dinheiro no caixa, etc.
  • weaknesses (fraquezas): toda incompetência da companhia, como máquinas antigas, funcionários desmotivados, etc.
  • opportunities (oportunidades): toda atividade externa que possa potencializar os resultados do negócio, como crescimento do poder de compra.
  • threats (ameaças): toda atividade externa que possa prejudicar os resultados do negócio, como concorrência desleal ou recessão econômica.

Escreva todas as formas e fraquezas da empresa, bem como oportunidades e ameaças do mercado em uma folha de papel. Isso será muito útil para tomar uma boa decisão.

4. Planeje tudo com antecedência

É impossível tomar decisões estratégicas, ponderando sobre os prós e contras de cada atividade-chave, em meio à completa correria do dia a dia. Por isso, é crucial criar um plano que direcione a companhia no curto, médio e longo prazo.

Um bom plano estratégico deve levar alguns pontos em consideração, tais como: a missão, visão e valores da empresa, suas principais metas e objetivos, além do plano de ação com o passo a passo para alcançar os objetivos desejados.

Veja, ao aplicar essas dicas, será possível tomar decisões realmente estratégicas e eficientes, levando em consideração as variáveis que norteiam o empreendimento.

Agora que está por dentro do assunto e conhece dicas práticas para a tomada de decisões estratégicas. Que tal continuar aprendendo? Leia nosso post “De que forma o Big Data ajuda na tomada de decisões da minha empresa?” e saiba mais sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.