Blog

Conheça 6 soluções BI que ajudam a tomar decisões

Ferramentas e estratégias de BI (Business Intelligence) começaram a ganhar cada vez mais espaço no mundo empresarial por garantir informações rápidas e precisas a gestores de diferentes setores nas organizações.

Por meio de uma plataforma de armazenamento de informações conhecida como Data Warehouse, dados são extraídos de outros sistemas de controle de processos (ERP e CRM) para gerar métricas com informações ricas acerca do mercado e dos consumidores.

Neste post, selecionamos 6 soluções que as ferramentas de BI podem fornecer para ajudar na tomada de decisões nas empresas. Confira!

1. Obter respostas rápidas para perguntas importantes utilizando ferramentas de BI

As ferramentas de BI (Business Intelligence) são eficientes justamente por conseguirem unir gestão comtecnologia. As informações de diferentes setores, como produção, consumo e clientes, são armazenadas em formato de histórico na unidade de armazenamento. Toda vez em que há a necessidade de tomar decisões rápidas, é possível pedir um relatório personalizado para responder as questões relevantes naquele momento.

Imaginemos uma situação em que a concorrência lançará um novo produto que pode impactar no seu mercado. Por meio das informações obtidas sobre o comportamento de consumo e os dados sobre a sua concorrência, é possível conhecer as necessidades desse público e planejar estratégias de comunicação, bem como direcionar a produção de modo eficiente. Assim, enfrentar situações difíceis e recorrentes do mercado é possível com maior número de informação em mãos.

2. Acessar relatórios gerenciais

Outra informação que os métodos de BI nos revelam está relacionada à eficiência da gestão atual. Por unir dados de diferentes áreas, é possível ver padrões que se repetem e falhas em determinados processos da empresa por meio de KPIs (Key Performance Indicators).

Os indicadores se diferenciam dos dados fornecidos pelos sistemas ERP e CRM porque transformam dados comuns, conhecidos como transacionais, em dados dimensionais (informacionais). Esses dados cruzam diversas informações e revelam métricas. Com elas, o gestor pode saber onde são investidos mais recursos e onde os resultados são mais significativos. Mudanças organizacionais podem ser facilmente identificadas por meio desses relatórios.

3. Conhecer o comportamento do consumidor

Além de obter informações contidas em sistemas CRM, como produtos adquiridos, perfil do consumidor, entre outros, o sistema de BI pode também obter informações por meio da internet. Existem milhões de dados disponíveis no meio on-line, conhecidos como Big Data.

Por meio do recolhimento de informações sobre consumo on-line e consumo da empresa, é possível traçar melhor as tendências de consumo e se antecipar em relação às necessidades dos clientes para futuras campanhas de vendas e posicionamento de marca.

4. Aumentar a eficiência dos processos internos

Com os relatórios gerenciais, é possível visualizar melhor onde se encontram as falhas, não somente na gestão, mas também na distribuição dos processos internos. Com a observação de padrões, falhas são identificadas em determinado momento e, assim, é possível pensar em como tornar determinada fase de produção ou de venda mais eficaz.

5. Melhorar os controles de custos

As ferramentas de BI permitem unir os processos gerenciais com os controles de custos, tanto de produção quanto dos demais investimentos em marketing, logística, entre outros. Nesse processo, o gestor consegue visualizar onde há o melhor ROI (Return on Investiment).

Com uma visão geral de gastos, é possível passar investimentos de uma área para outra e otimizar o controle de custos da empresa.

6. Controlar estoque

Além de todos os benefícios acima, as ferramentas de BI também integram as informações acerca de estoque e podem revelar onde existem desperdícios e a necessidade de reposição de estoque. Isso é possível por meio da capacidade de consulta, desde o setor de compras até os itens produzidos e estocados.

Esses são alguns exemplos de como a implantação de um setor de BI (Business Intelligence) na empresa pode contribuir para a tomada de decisão no nível tático empresarial. Você pode ainda conferir mais sobre os tipos de ferramentas disponíveis de BI que se adaptam à sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.