Blog

Conheça os principais desafios para franquear um negócio

A expansão de uma organização pode ser feita de várias formas diferentes. Do aumento da linha de produtos e serviços oferecidos ou a abertura de filiais em outras regiões até a transformação do modelo comercial em uma franquia, há várias opções.

Para empresas que se dispõem a replicar seus negócios, entender mais sobre desafios em franquias é necessário. Ter uma boa organização, um sistema de gestão maduro e uma administração orientada a resultados e à melhoria de processos também são pontos a serem observados. Confira o post e saiba mais!

Os principais desafios em franquias

Em meio a essas responsabilidades, alguns aspectos merecem ser avaliados com mais cautela:

Saber selecionar franqueados

Uma empresa que funciona adequadamente dentro de um planejamento bem estruturado e que consegue manter suas operações sob controle, para ter sucesso abrindo um modelo de franquia, precisa saber avaliar bem seus franqueados.

O perfil do possível novo parceiro precisa ser disciplinado, orientado a regras e hands on. Do contrário, em vez de ajudar, pode-se correr o risco de ter um franqueado que acabe criando situações complicadas para a marca e demandando muito mais atenção do que proporcionando resultados de qualidade.

Ter uma visão sistêmica

A cultura de viver “apagando incêndios” não cabe dentro de uma organização que se apresenta no mercado como uma franqueadora. O amadorismo não tem mais espaço neste patamar e tudo precisa ser enxergado como um sistema em equilíbrio.

Avaliando com cuidado todas as entradas, saídas e tendo o processo bem acompanhado, um modelo de franquia tem que assumir o controle da operação para que se tenha condições de orientar os franqueados a também conseguirem moldar suas unidades de negócio em uma rotina funcional e produtiva.

Abrir o planejamento estratégico

Uma das grandes dificuldades de um modelo de franchising é ter que abrir o planejamento estratégico para além das portas da própria empresa. Muito acostumada a manter estratégias e táticas comerciais guardadas a sete chaves, a diretoria tem que ter maturidade para lidar com uma nova realidade.

Logicamente que ainda existem limites dessa exposição, mas é preciso considerar que novos pares compartilharão da visão de futuro do negócio. Deixar todos no escuro pode ser perigoso para a continuidade do investimento de todos.

As soluções para o franqueamento de um negócio

Em meio a vários pontos a serem observados e devidamente administrados, algumas soluções devem ser consideradas como precauções ou mesmo forma de se amadurecer o modelo comercial para que ele sustente bem a forma de uma franquia de sucesso.

Sem a menor dúvida, a adoção de um sistema de Business Intelligence (BI) faz-se necessária. Ele ajudará a controlar de forma muito mais profissional o modelo comercial e indicar pontos de melhoria além de ajudar a qualificar a gestão para a sustentabilidade do franqueamento.

Fazer uma reserva de capital de giro também é algo a ser considerado já que novos desafios podem sempre ocultar imprevistos que necessitam de respostas rápidas e efetivas.

Mais uma ótima prática a ser ressaltada é a documentação exaustiva, ainda que de forma objetiva, dos processos operacionais do modelo básico do negócio. Ela servirá como fonte de treinamentos e de estudos voltados para o aprimoramento do negócio e aumento de lucratividade.

Para saber mais sobre como adotar boas práticas na gestão de empresas e formas de vencer desafios em franquias, assine a nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.