Blog

Data discovery: entenda mais sobre o futuro do BI

Já se cansou de escutar sobre Business Intelligence e sua capacidade organizacional e analítica? Fica se perguntando como vai ser usado na prática? Pois a resposta é simples: Data Discovery.

Essa ferramenta lhe ajudará a transformar os dados colhidos pelo BI em informações relevantes para os negócios. E de que forma isso é feito? Por meio do modo “self-service”, este serviço se torna capaz de levar análises diversas para todas as áreas e setores da empresa. Com isso, gera a autonomia dela por completo e reduz as lacunas existentes na parte de TI (Tecnologia da Informação).

Além de ser um sistema simples de se usar, pode trazer resultados com apenas alguns cliques, como relatórios e visualizações de determinados dados.

Achou isso interessante? Então agora vamos lhe mostrar como pode ser usado em diferentes setores da sua empresa de forma eficaz! Venha conferir!

Utilidade para empresas

De nada adianta um instrumento tão poderoso de trabalho sem uma finalidade que faça sentido para o mercado, não é mesmo? Nesse aspecto, o Data Discovery não deixa a desejar.

Pode ajudar, por exemplo, no mapeamento e identificação de preferências, frequência de compras e até do que gostam os consumidores. Isso facilita o marketing e propicia uma precisão de lançamento de promoções para o público-alvo.

Ainda é possível uma análise interna de documentos e arquivos trabalhados pelos funcionários, justamente no intuito de identificar se estes não estão incorrendo em procedimentos fraudulentos ou incorretos de modo geral.

Tem flexibilidade de acesso, podendo ser, por exemplo, por meio de tablets, inclusive sem necessidade de relatórios estáticos ou pré-determinados, agilizando o processo e tirando do TI a responsabilidade por todo o resultado, seja ele bom ou ruim, levando essa carga para os outros setores também.

Conectividade com o BI

Uma grande vantagem do sistema de Data Discovery está no fato de ajudar o BI a amadurecer muito mais rápido do que se o deixasse a mercê de quem não entende. Isso traz demora para diversos setores, principalmente de TI, pois as informações que proporcionam são dinâmicas, mudando dados constantemente e sofrendo modificações no decorrer do tempo.

Com o DD, aquele vasto volume de dados antes “embaralhados” poderá ser analisado metricamente e ampliado com resultados efetivos. Para obter diminuição drástica no tempo de consulta de dados e otimização desses, além de facilitar a manipulação das informações, outra ferramenta muito utilizada por esse sistema é o “in memory”.

Já existem projetos, principalmente no setor de saúde, que apontaram melhora de 62% no tempo de implementação de informações. Situação em que um instrumento de BI tradicional levaria cerca de 1 ano e meio para finalizar, foi feito em 7 meses.

Representatividade no futuro do BI

Com toda essa esfera de possibilidades que o sistema abrange e oferece, acredita-se que é uma ferramenta promissora e que pode definir o sucesso das grandes organizações em breve. Ainda é preciso fazer uma análise detalhada do custo de investimento necessário para se implantar instrumentos como esse.

Muitas são as variáveis, como os procedimentos necessários, os recursos e preparação humana para tal feito, entre outros. Mas, uma coisa é certa, já está comprovada a abrangência, funcionalidade, mobilidade e efetividade do DD, tornando-o, por assim dizer, um grande feito no mundo empresarial e tecnológico.

Gostou de conhecer sobre o Data Discovery e os diversos benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio? Tem mais dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo nosso site ou por meio da nossa página oficial no Facebook que tiraremos todas elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.