Blog

De que forma o Big Data ajuda na tomada de decisão da minha empresa?

Hoje em dia, utiliza-se muito a expressão Big Data para melhorar o uso de dados dentro de uma empresa. O termo não só ajuda a dimensionar aqueles dados aleatórios e dispersos, como tem uma grande responsabilidade em auxiliar na tomada de decisão.

Isso quer dizer que o Big Data é capaz de unificar os dados de uma tal forma que a organização possa utilizá-los da melhor maneira possível, interpretando-os e favorecendo os resultados da sua empresa.

Neste post, você vai conhecer mais sobre o Big Data e entender como ele pode ajudar na tomada de decisão. Confira!

O que é o Big Data

A definição de Big Data está cunhada no imenso volume de dados que são responsáveis pelo gerenciamento do negócio e são capazes de impactar diretamente a empresa. Independentemente da quantidade de dados que sua empresa tem, o que importa aqui, principalmente para esse conceito, é o que você vai fazer com os dados para que eles auxiliem no dia a dia do trabalho.

Características de Big Data

O Big Data tem muitas características, conhecidas como 5 Vs, que são: volume, veracidade, variedade, velocidade e valor. Esses aspectos conceituam o termo para que você possa utilizar dados confiáveis, que garantam o retorno do investimento nessa tecnologia e que os dados sejam transformados em informações relevantes.

Vantagens de Big Data

Falando em características, também é preciso citar algumas vantagens. Como o Big Data ajuda na interpretação dos dados, propondo uma tomada de decisões certa e de qualidade, a boa gestão de dados tende a compor um cenário competitivo em relação às outras organizações. Além disso, o Big Data permite maior liberdade na hora de monitorar os dados, já que será feito de forma automatizada, melhorando a produtividade de toda a equipe.

Pensando nisso, ao observar o quanto os dados entregam informações precisas e totalmente segmentadas, as empresas ficam mais preparadas para assumir riscos e responsabilidades, uma vez que saberão fazer estimativas precisas sobre o que pode dar certo ou errado dentro do ambiente de trabalho.

Big Data e a tomada de decisão

O que precisamos reparar é que a coleta e o armazenamento de informações da sua empresa precisam estar correlacionados em um mesmo local, permitindo não só acesso de pessoas capacitadas para interpretar os dados, como também para unificar e segmentá-los conforme a sua estratégia.

Percebe-se, então, que a gestão de dados é muito mais ágil e eficiente para todos os envolvidos. Assim, a empresa pode utilizar o Big Data para compor estratégias mais precisas, sem erros ou a possibilidade de prejuízos.

A quantidade de dados geradas diariamente é muito grande. Por isso, é necessário ter essa ferramenta ao seu alcance para auxiliar na tomada de decisões de forma rápida. Aliás, com o Big Data é possível verificar qual setor precisa de um aprimoramento, quais dados precisam de análise urgente e quais informações serão úteis para explorar a concorrência e saber mais sobre ela — ou até mesmo conhecer o perfil do consumidor mais detalhadamente.

Conseguiu compreender a relação entre o Big Data e a tomada de decisão? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário! Conheça um pouco mais sobre os recursos de BIG DATA do ASCENT BI.

  1. ARÃO FERREIRA DE LIMA FILHO

    O que a Big data pode fazer para o departamento de compras, varejo, supermercados, farmácias, papelaria, padarias, comércio em geral para obter maior eficiência ou eficácia nas compras de mercadorias:

    Compra otimizada, não faltar e nem sobrar, encalhar mercadorias, histórico de demanda…;

    preço de mercadoria, consulta no mercado…;

    satisfação do cliente com a qualidade e preço do produto, network…;

    revesamento de ponta de gondola, giro de promoções…;

    minimização de perdas, provocadas por avarias, manuseio, clientes, erros de fabricação…;

    margem de lucro do produto, analise de espaço, tempo, retorno de capital, custos e despesas…;

    Sazionalidade, maior giro, preços diferenciados, espaço na loja, marketing…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.