Entenda a importância de ter dados precisos para a tomada de decisão

No que tange à disponibilidade de informações para tomada de decisão, os gestores de negócios de hoje vivem em um cenário que parecia um sonho inalcançável para os seus colegas há 10 ou 20 anos atrás.

Na era da informação, dados que até pouco tempo atrás demandariam semanas de pesquisa, hoje podem ser encontrados com uma rápida pesquisa na web. É claro que, quando se fala de dados estratégicos para tomada de decisões de negócio, a pesquisa não é tão trivial. Mas utilizando as tecnologias certas, o trabalho que antes era feito por uma equipe de analistas de mercado hoje pode ser facilmente realizado por um ou dois profissionais. E com mais qualidade.

Com toda essa disponibilidade de informação à disposição da sua empresa, você, como gestor, não pode negligenciar a utilização deles para embasar suas decisões. A análise intuitiva, embora tenha seu valor, deve ser validada através da análise de informações para garantir que as ações decorrentes sejam assertivas e gerem o retorno esperado.

Utilize a análise de informações para tomada de decisão

Como dito acima, a informação para embasar decisões estratégias está facilmente acessível on-line. Você deve lançar mão dela para otimizar suas ações.

Nesse contexto, a análise de informações se torna essencial para a tomada de decisão estratégica. Somente a informação pode justificar e embasar a implementação de medidas consideradas adequadas para cada situação de negócio.

Diante de um cenário específico, diversas possibilidades de ação podem ser cogitadas. Neste momento cada indivíduo faz sua análise intuitiva, elegendo as melhores ações e soluções com base no seu repertório pessoal, experiências pregressas e sua própria personalidade. Mas quem garante que as alternativas eleitas são efetivamente as melhores?

Esta certeza pode ser alcançada aplicando a análise de informações para validar as hipóteses levantadas através da análise intuitiva. Este recurso traz muito mais segurança ao gestor, fornecendo a ele o embasamento de que necessita para uma tomada de decisão mais segura e com muito mais possibilidade de ser realmente efetiva. A análise intuitiva se baseia em fatores subjetivos, mais propensos a erros, enquanto a análise de informações se utiliza de dados concretos e tangíveis.

Estruture sua coleta de dados para aumentar a confiabilidade

Para que a análise de informações tenha impacto realmente efetivo na gestão do negócio, ela deve ser feita de forma estruturada, com volume significativo de dados e contar com sistemas que permitam a correta interpretação das informações. Dashboards, métricas e gráficos que se adéquem ao contexto de cada empresa são essenciais para isso.

Contar com monitoramento e exibição full time de indicadores estratégicos, além de alertas pré-definidos, mantém o gestor sempre alerta às movimentações do mercado, facilitando a detecção de tendências e a geração de insights. Ter os números relacionados ao seu negócio introjetados no seu raciocínio pode fazer a diferença na tomada de decisão rápida e assertiva.

Escolha o software correto

As empresas e o mercado geram cada vez mais dados relevantes em termos estratégicos. A adequada coleta, armazenamento, compilação e exibição destas informações são cruciais para a gestão.

Para isso, a escolha de um sistema eficiente de Business Intelligence (BI) é essencial. Dessa maneira, certifique-se de contratar um software que forneça análise aprofundada de indicadores bem escolhidos e coletados de forma integrada (cruzando dados de diversas fontes), associada à utilização de dashboards com alta disponibilidade e alertas relevantes pré-determinados.

Para mais artigos sobre Business Intelligence, assine nossa newsletter e nunca perca uma publicação do nosso blog!