Entenda como aumentar a produtividade da equipe

É importante saber como aumentar a produtividade da equipe de funcionários. Dessa forma, é possível construir um empreendimento robusto, rentável e atraente para investimentos. Hoje, infelizmente, estima-se que as equipes sejam produtivas em apenas 39% do expediente.

Para elevar esse número e fazer com que todos deem o seu máximo no alcance das tarefas, é preciso conhecer e aplicar algumas ferramentas. Elas vão desde a utilização de OKRs até o acompanhamento dos resultados por meio de indicadores-chave de desempenho.

Pensando nisso, elaboramos um guia especialmente para você. Hoje, você vai descobrir como aumentar a produtividade da equipe. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Utilize OKRs realistas e desafiadoras

Por muito tempo se utilizou metas para indicar o caminho a ser percorrido pela equipe. Atualmente, um modelo cada vez mais empregado é o de OKR (Objectives and Key Results), que funciona como uma meta, porém mais bem estruturada.

Grosso modo, consiste na definição de um objetivo ambicioso e, em seguida, na sua desagregação em pequenos resultados que devem ser alcançados no curto prazo. Cada objetivo deve ter ao menos 3 ou 4 resultados-chave, pequenos e eficientes.

Implemente novas tecnologias

Muitas tecnologias podem ser utilizadas para facilitar o trabalho da equipe e garantir que as decisões tomadas sejam assertivas, como o Business Intelligence (BI). Essa ferramenta coleta, analisa e estrutura um grande volume de dados, auxiliando na tomada de decisões.

Também é possível falar sobre sistemas de gestão de projetos, que contribuem para monitorar o trabalho que está sendo realizado, ou softwares de comunicação interna (CI), que contribuem para melhorar o fluxo de informações dentro da empresa.

Acompanhe os indicadores-chave de desempenho

Esses indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), podem ser utilizados para mensurar os resultados obtidos em diversas vertentes. Com eles, é possível identificar o percentual de absenteísmo, retrabalho, quebras etc.

Para otimizar os resultados das equipes, é importante colocar esses indicadores à vista, deixando claro para todos onde estão (status quo) e onde devem chegar, com prazo específico. Mantenha a equipe sempre informada sobre a melhoria ou recaída dos indicadores.

Elimine qualquer perda de tempo

Muito da improdutividade do time é devido à perda de tempo com atividades paralelas, como o excesso de reuniões longas ou o uso das redes sociais no período de trabalho. Por isso, é preciso “caçar” e eliminar essas atividades indesejadas.

Nas reuniões, por exemplo, deixe todos de pé, assim as conversas serão mais curtas e o tempo final gasto muito inferior. Quanto às redes sociais, estabeleça normas claras quanto aos horários e situações de uso. Mantenha a equipe focada no que é estratégico.

Gerencie as tarefas e prioridades do time

É papel do gestor conduzir o time de trabalho ao elevado desempenho. Mas, para isso, precisa definir as tarefas que devem ser feitas ao longo do dia, bem como as prioridades. Para tanto, uma ferramenta que pode auxiliar bastante é a matriz do tempo.

Ela teve origem com a forma como Dwight Eisenhower, ex-presidente dos EUA, gerenciava o seu dia. Basicamente, consiste em definir as tarefas importantes e não importantes que serão executadas ao longo do dia. Depois, as urgentes e não urgentes.

Veja, são dicas simples, mas que certamente farão diferença no dia a dia do empreendimento. Ao aplicá-las, conseguirá uma equipe muito mais empenhada e, por consequência, um negócio muito mais próspero e bem-sucedido no mercado. Então não deixe para depois.

Gosto do nosso conteúdo? Está pronto para aumentar a produtividade da equipe? Aproveite para continuar aprendendo, leia nosso post: conheça 4 tipos de análise de dados de Big Data.