Blog

Entenda o que é um dashboard e por que sua empresa precisa de um

Vivemos em um cenário corporativo extremamente competitivo e complexo, em que as capacidades de predição e de análise instantânea de mercado se tornaram essenciais para a saúde financeira de qualquer empresa. Isso, porém, só é possível por meio de um dos mais importantes recursos dos quais as organizações dispõem hoje: a informação.

Tão importante quanto ter um acervo de dados dentro de um BI muito bem estruturado, é ter a capacidade de torná-los interpretáveis e apresentar informações concretas e precisas a partir deles. É em virtude dessa necessidade que um dashboard se faz tão importante, para que as informações de negócio possam ser visualizadas e entendidas pelos colaboradores.

Confira neste artigo o que é, qual é o papel de um dashboard e por que ele é essencial dentro da sua organização.

O que é um dashboard?

Tal como o próprio nome ilustra, um dashboard (ou “Painel de Bordo”, em português) é um painel que apresenta informações acerca de indicadores e métricas. A título de exemplo, podemos citar um dos dashboards mais comuns e que você provavelmente já conhece: o dos carros. Ele apresenta o status do uso da gasolina, quilometragem percorrida, velocidade, etc.

O dashboard de um sistema de informação utiliza o mesmo conceito. Trata-se de um painel que apresenta o status atual dos indicadores-chave (KPIs) e métricas definidas pela empresa, reunindo diversos dados  de fontes internas e externas à organização  e consolidando as informações em uma interface única. A ideia é facilitar a visualização, análise e compreensão do cenário atual.

Como funciona e qual é o papel de um dashboard?

A rotina das organizações está cada vez mais complexa, o que exige que mais colaboradores tenham acesso às informações. As toneladas de dados coletadas pelo sistema de BI precisam estar disponíveis não só aos funcionários que entendem da parte técnica, mas a todos, desde os vendedores e analistas de negócios até o CEO da empresa.

É aí que entra o dashboard. Ele é capaz de consolidar essas toneladas de informações de forma harmônica em um layout único e personalizável, permitindo que qualquer colaborador possa consultar quantas e quais informações precisar, podendo extrair relatórios personalizados e adaptar a interface de acordo com as suas atribuições.

Por que é preciso aliar o BI e o Big Data ao dashboard?

O grande trunfo do dashboard consiste em consolidar toneladas de informações em uma única interface para facilitar o entendimento. É necessário, no entanto, aliar inteligência e praticidade.

É preciso haver um planejamento estratégico de BI para definir indicadores efetivos e quais informações acerca dele serão elencadas no dashboard. Do contrário, ele ficará sobrecarregado e não será eficiente.

Além disso, utilizar as ferramentas analíticas do Big Data também é uma excelente prática na hora de domar a quantidade e diversidade de dados necessária para compor os indicadores que serão analisados. Essas ferramentas são capazes de coletar  em tempo real  dados oriundos de diversas fontes, tanto internas quanto externas, e alimentar simultaneamente o BI e o dashboard.

O dashboard é essencial em qualquer organização que queira democratizar a informação, prática essencial nos dias de hoje em decorrência da necessidade de dados para a tomada de decisão em todos os níveis da empresa. Organização, precisão e agilidade no acesso às informações são cada vez mais essenciais para otimizar processos e gerar negócios.

Ainda tem alguma dúvida sobre as capacidades de um dashboard pode prover ao seu time? Compartilhe seu questionamento conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.