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Gestão de franquia: por que usar BI como ferramenta de gestão?

Hoje em dia, o recurso mais importante para uma empresa é o seu banco de dados. Quanto mais informações você tem e quanto maior for a precisão delas, melhor. Partindo desse princípio, muitas empresas adotam ferramentas de Business Intelligence em seus processos. E elas já se provaram muito úteis, inclusive, na gestão de franquias de vários portes.

O Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de ferramentas e práticas que busca melhorar a estrutura de dados de um negócio. Em vez de contar com múltiplas planilhas sem nenhuma forma de padronização, você terá uma plataforma consistente, organizada e fácil de consultar.

Ainda não está convencido? Então veja aqui 4 vantagens que as ferramentas de BI oferecem na gestão de franquia:

Encontrar mais oportunidades

Dados são a melhor forma de compreender o que se passa no mercado. Mudanças de tendências, opinião dos consumidores, entre outras coisas, são muito relevantes para sua tomada de decisões. Porém, para se manter à frente da concorrência, você deve usar estas informações para encontrar e aproveitar oportunidades antes dos outros.

Em muitos casos, isso pode ser tão simples quanto encontrar uma demanda não atendida. Em outros, pode ser a descoberta de todo um nicho que não foi explorado ainda. Se você reunir mais dados e puder avaliá-los com precisão, pode se preparar e aproveitar oportunidades antes dos seus concorrentes.

Permitir maior proximidade com o cliente

Ao fazer sua gestão de franquia, conhecer o público é, provavelmente, o passo mais importante a ser dado. Afinal, você deve entender quais são as principais características de seus clientes, independentemente de sua localização geográfica, mas ainda levar em conta as particularidades daquela filial.

Um sistema de Business Intelligence, com sua ampla coleta e organização de dados, pode apontar mais facilmente estas semelhanças e diferenças. Isso muito mais rápido do que qualquer pessoa conseguiria com uma avaliação manual.

Facilitar análises estratégicas

Da mesma forma que você deve acompanhar os clientes, também precisa ficar de olho no mercado e na sua concorrência. Além de revelar detalhes importantes sobre os rumos que o seu setor está tomando, também te permite desenvolver estratégias mais eficientes para lidar com o mercado atual.

Por exemplo, se você identificar um período de escassez ou alta de vendas, pode se planejar de acordo, contratar o número adequado de profissionais, rever o tamanho adequado do estoque, entre outras coisas para maximizar seus lucros.

Otimizar custos e processos

A gestão de franquia também envolve certo grau de acompanhamento interno de cada filial. Afinal, parte da rentabilidade vem do desempenho das equipes e dos colaboradores individuais.

Com um sistema BI, você terá mais facilidade para encontrar defeitos no seu processo e reduzir seus custos, aproveitar melhor o tempo, o material disponível para otimizar seus recursos de forma geral. Dessa forma, você poderá aumentar sua margem de lucro sem, necessariamente, precisar vender mais.

Agora você já entende os benefícios da tecnologia BI para sua gestão de franquia. Se quiser continuar acompanhando nossas novidades, curta a nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!

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