Blog

O que é Business Intelligence e como pode ajudar sua empresa

Historicamente, as empresas sempre tiveram dificuldade para coletar, organizar, tratar e comunicar informações relevantes para otimizar suas ações operacionais e aumentar os lucros. Com o passar do tempo, foram surgindo recursos de tecnologia da informação (TI), tais como planilhas, sistemas integrados e não integrados, bancos de dados, entre outros que facilitaram a coleta e organização de dados, mas que não dispunham de mecanismos adequados para o tratamento e comunicação das informações.

As evoluções tecnológicas tornaram acessíveis às empresas de todos os portes, os recursos tecnológicos que permitem contar com aplicativos de inteligência de negócios ― ou Business Intelligence (BI) ―, sanando, assim, as deficiências de tratamento e comunicação de informações. Desta forma, são ampliadas as suas vantagens competitivas e os resultados obtidos se tornam mais efetivos.

Para saber o que é o Business Intelligence e como ele pode ajudar sua empresa, continue lendo esse post!

O que é Business Intelligence (BI)?

BI é uma ferramenta de tecnologia da informação (TI) que permite acessar as diversas fontes de dados de uma organização e convertê-los em informações que auxiliem no seu direcionamento estratégico e na melhoria gerencial da empresa.

Quais as vantagens do BI?

Com o BI é possível fazer diversos monitoramentos: giro de estoque de produtos, pontos de venda mais procurados, perfil dos clientes, turnover de colaboradores, histórico de faturamento e suas sazonalidades, evolução de custos e uma infinidade de outras informações que irão variar de acordo com o ramo de atividade da empresa.

Como resultado deste monitoramento, o BI entrega relatórios, gráficos, painéis de análise de desempenho (dashboards), consultas, tabelas dinâmicas, etc. Com este embasamento, é possível tomar decisões mais assertivas, levando em conta fatos concretos e abandonando o uso somente da intuição para a gestão de negócios.

Como o BI pode ajudar a empresa?

Agilidade nas informações

Através do BI, as informações podem ser conseguidas com grande agilidade, liberando os colaboradores da empresa para atividades mais produtivas do que a montagem de relatórios, gráficos, etc. Com isto, o tempo deste pessoal pode ser dedicado a interpretar as informações e gerar mais valor para a empresa e seus clientes.

Otimização dos resultados

O Business Intelligence proporciona, ainda, informações que permitem avaliar os riscos e oportunidades, além de simular ações para antever os prováveis resultados. Assim, a organização pode minimizar os riscos e otimizar as oportunidades, elaborando um planejamento estratégico bem estruturado.

Redução de custos

Um dos maiores gargalos das organizações é não conhecer o seu fluxo de caixa, ou seja, a composição dos seus custos fixos e variáveis ou a natureza dos gastos que realiza. Com o BI, a empresa passa a conhecer todos os aspectos de sua gestão financeira e pode definir ações para reduzir os custos e gastos que estão sob seu controle e para recuperar créditos com clientes que estavam inadimplentes.

A solução de Business Intelligence amplia a visão do desempenho empresarial em todos os aspectos que influenciam no aumento ou diminuição dos seus resultados. Garante aos executivos de todos os níveis informações precisas, em tempo hábil para a tomada de decisões. Com este suporte, a empresa se torna mais apta a investir em inovações e melhorias que agregarão valor às suas operações, ampliarão a satisfação dos seus clientes e resultarão em maior lucratividade.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba com exclusividade artigos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.