Blog

O que é Business Intelligence?

Atualmente, muito se fala sobre o avanço da tecnologia e a sua influência positiva no mundo corporativo. E, de fato, esse segmento revolucionou a forma de se fazer negócios, de interagir com o público. De maneira que, quem ainda não as implementou, ou está por fora do assunto, corre sérios riscos de ser engolido pela concorrência. Você já sabe o que é BI, e como ele repercute nas atividades de uma empresa?

Pensando nisso, elaboramos um post com as principais características dessa ferramenta, assim como as vantagens obtidas ao utilizá-la. Confira!

História do Business Intelligence

O termo Business Intelligence, também conhecido como “BI” pode ser traduzido ao pé da letra como “Inteligência nos Negócios”. Mas isso ainda é muito pouco e muito vago para definir realmente o que é na prática o BI e as vantagens em adotá-lo como filosofia de gestão.

Antes realidade apenas para grandes empresas e multinacionais, o BI vem se tornando cada vez mais popular em empresas de todos os portes.

Antigamente, os projetos eram demasiadamente demorados e caros de se implementar. Muito em função da falta de conhecimento dos processos de gestão e também devido às poucas e caras opções de software existentes no mercado.

Graças à entrada de novos players nacionais nesse mercado como a ASCENT, os benefícios do BI podem ser realidade para empresas de todos os portes. Basta que o gestor tenha uma visão estratégica baseada em indicadores.

Definição de BI

Na prática, Business Intelligence significa a união entre um software específico e um projeto de gestão baseado em indicadores.

O software em si, não é nada sem um projeto bem definido e bem alinhado com a necessidade estratégica a ser atingida.

Por outro lado, com um projeto bem definido, alinhado com um software com bastantes recursos, é possível potencializar ainda mais o sucesso do projeto.

É importante que o software tenha condições principalmente de:

  • possuir recursos que garantam uma boa performance de processamento, uma vez que, em sua grande maioria das vezes, será utilizado por gestores e executivos e processarão um grande volume de dados;
  • possuir recursos que permitam acesso às informações em qualquer dispositivo móvel como tablets e smartphones possibilitando acesso rápido em qualquer lugar inclusive de forma off-line (quando um executivo estiver no avião, por exemplo);
  • permitir que informações sejam exibidas em painéis de TVs, possibilitando uma gestão à vista, onde todos os funcionários possam acompanhar de forma online e transparente o seu desempenho pessoal comparado aos seus pares assim como todo o desempenho corporativo;
  • possuir recursos que permitam aos gestores serem alertados imediatamente quando algum indicador importante estiver fora da faixa de limites aceitável;
  • permitir capturar informações externas à corporação como repercussão de seus produtos, sua imagem e seus concorrentes em redes sociais;
  • possibilitar inserção de dados não sistêmicos e que esses possam ser agregados às demais informações possibilitando uma análise mais completa.

Por onde começar

O primeiro passo é identificar o que se deseja. Ou seja, quais são os objetivos estratégicos a serem atingidos. Ex:

  • aumentar a participação de determinado produto no faturamento da empresa;
  • reduzir os custos de marketing com a otimização do público-alvo;
  • ampliar atuação da área comercial.

O segundo passo é entender o processo atual da empresa, identificar os indicadores e os pontos de controle e gerenciamento onde o BI entrará com recursos específicos para potencializar a gestão consequentemente aumentando os resultados.

Retorno sobre o investimento

Ao contrário do que muitos imaginam, é muito fácil medir o retorno sobre o investimento (ROI) de um projeto de BI.

O projeto precisa ter escopo claro de atuação. Assim será medido o resultado atual, definir onde o BI atuará para melhorar os resultados e medir o resultado após certo tempo de maturidade do novo processo.

Além dos resultados claros, há diversos outros benefícios indiretos na adoção de uma solução do BI. São eles:

  • criação da chamada “cultura da informação” onde decisões em todos os níveis da organização são tomadas baseadas em dados e não apenas no “feeling”;
  • aumento do valor de mercado da empresa devido à maturidade e transparência de seu processo de gestão;
  • maior alinhamento de todos os colaboradores nas metas corporativas.

Vantagens que o BI pode trazer para a qualidade da empresa

1. Engajamento dos clientes

Os esforços para conquistar novos clientes são sempre muito válidos e representam um investimento essencial ao alcance de bons resultados. Porém, a consolidação de uma marca no mercado não depende exclusivamente de chamar a atenção do público.

O sucesso de um empreendimento está diretamente ligado à capacidade de se estabelecer um vínculo próximo aos seus consumidores, e proporcionar-lhes uma experiência única.

Com o Business Intelligence, é possível interagir com uma extensa base de dados, e avaliar os pontos que geraram satisfação, bem como os aspectos que vêm causando evasão dos clientes.

Se a organização não tiver uma estratégia de fidelização eficaz, o ato de aplicar grandes volumes de capital em campanhas de marketing será insuficiente para o seu crescimento contínuo. Portanto, o BI o guiará no aprimoramento das suas técnicas e na geração de valor para o público-alvo e, consequentemente, na manutenção desses clientes alinhados com o propósito da empresa.

2. Redução de custos

A implementação do Business Intelligence em um negócio é sinônimo de autoconhecimento  dominar todos os processos da atividade empresarial, para então extrair o máximo que recursos à sua disposição têm a oferecer.

Uma vez que os custos e as perdas estiverem mapeados, fica mais fácil planejar e direcionar os esforços para as áreas que, naquele momento, exigem maior cuidado e igualmente contribuirá na redução de desperdícios.

3. Ampliação da visão para as tendências do mercado

Além da competência para gerir o empreendimento, outros fatores que independem das habilidades do empreendedor podem influenciar a estabilidade e o futuro do negócio:

  • economia;
  • competitividade do mercado;
  • evolução das exigências dos consumidores.

Mas valendo-se do Business Intelligence, prever tais circunstâncias externas é uma realidade, tornando possível a antecipação das tendências do mercado, a fim de utilizá-las em favor do seu negócio.

4. Velocidade e segurança nas tomadas de decisões

A administração de um empreendimento requer o domínio das informações que envolvem todos os setores. E para conduzir as atividades da melhor forma, um bom líder deve estar a par de tudo o que acontece no ambiente corporativo.

Logo, a análise de um número elevado de documentos e informações, faz-se fundamental ao embasamento das decisões. Porém, caso tais registros não estejam sistematicamente organizados, haverá uma grande perda de tempo localizando e verificando papéis, para só então se decidir que caminho tomar.

Empregando as ferramentas de BI, esse processo é acelerado pela facilidade com que os gestores têm acesso aos dados, planilhas, relatórios. Tudo estará organizadamente ao alcance de um clique.

E o que é ainda melhor, tais mecanismos são capazes de cruzar as informações coletadas e fornecer um balanço sobre os aspectos positivos e negativos de cada departamento, por meio de gráficos e outros indicadores.

Eventualmente, o que é BI, pode não ser do conhecimento ou domínio de muitos empreendedores. Contudo, planejamentos estratégicos, mensuração de desempenho, análise de prognósticos, já fazem parte da rotina de qualquer empresa que busca conquistar um espaço de destaque no mercado. E o Business Intelligence contempla várias dessas ações, porém de forma otimizada, garantindo, assim, resultados mais expressivos.

O que achou do post? Ele foi útil para mostrar como ampliar a eficiência do seu negócio e destacar-se da concorrência? Contate-nos para conhecer e testar todo o potencial do Business Intelligence!

  1. Ayla

    Muito bom! adorei tanto o artigo como o blog.. Estão de parabéns!

    1. Marcelo Pereira
      Marcelo Pereira

      Obrigado Ayla. Que bom que gostou! Aproveite!

  2. Bia Rosa

    Excelente! Parabéns, por esse inteligente e instrutivo artigo

    1. Lucas Correa

      Muito obrigado pelo seu feedback Bia! Ficamos sempre felizes com a interação e o reconhecimento de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.