Blog

Quais os métodos de avaliação de desempenho para o meu negócio?

Se a sua memória atua como método de avaliação de desempenho, talvez suas métricas não estejam assim tão precisas. Instituir um modelo de medição já definido no mercado pode fazer com que os gerentes assumam o total controle do seu setor, ampliando a visão estratégia do negócio como um todo.

A gestão eficiente sempre procura fazer com que todo o potencial de um colaborador seja explorado. Isso cria um grande diferencial competitivo para uma empresa.

Pensando nisso, no post de hoje mostraremos como o método de avaliação de desempenho do negócio é essencial para entender e aproveitar as melhores características de cada profissional. Confira!

Afinal, o que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para aferir a eficiência dos funcionários no exercício de suas atribuições.

Seja por meio de análise individual ou de determinado setor, o intuito de aplicar essa metodologia na gestão de um empreendimento é identificar o quanto cada indivíduo contribui para o funcionamento satisfatório da empresa.

Com base em tais informações, fica mais claro os pontos que merecem atenção e também a escolha das melhores estratégias para solucionar eventuais problemas de performance.

Quais as vantagens de praticar o método de avaliação de desempenho do negócio?

1. Melhora a produtividade

Trabalhar com os indicadores de desempenho ajuda a mostrar para o seu time o que se espera de cada um deles e quais os objetivos precisam ser atingidos.

Quando as metas são bem definidas e do conhecimento de todos, ao conseguir os resultados individuais os trabalhados se sentem motivados a produzir mais, refletindo diretamente no rendimento da organização.

2. Identifica novos talentos

O sucesso de um negócio não depende apenas da habilidade do seu líder. Contar com profissionais capacitados é essencial para se obter uma produtividade de alto nível.

A competência técnica é uma característica que pode ser notada no ato da contratação. Contudo, de modo geral, é na prática que conhecemos realmente o potencial de cada pessoa.

Neste sentido, com as estratégias de avaliação de desempenho adequadas é possível encontrar, dentro do quadro de funcionários, talentos que em um primeiro momento tenham passado despercebidos.

É mais vantajoso reter quem já está habituado à cultura e realidade da empresa. Por isso, invista sempre nesse profissional, vai mantê-lo satisfeito e motivado a dar o melhor de si.

3. Viabiliza as mudanças

Um ponto positivo da avaliação de competências é que a metodologia trabalha com dados reais e isso garante maior respaldo para a proposição de mudanças.

O líder que deseja ter sucesso não pode pautar suas ações em suposições. Investir em certo setor, sem informações concretas de que ele precisa de transformações, é um erro que pode custar caro.

Os indicadores de desempenho facilitam o convencimento dos funcionários da importância de estar sempre evoluindo.

Por exemplo, participar de cursos e treinamentos são mudanças que trazem muitos benefícios, e o que é bom para a empresa também será favorável a eles.

Quais são as técnicas de avaliação?

Existem diversas alternativas para realizar uma avaliação de desempenho, independentemente de qual seja o tamanho o empreendimento.

Entretanto, não há um método melhor que o outro. Para fazer a escolha adequada é preciso levar em consideração a finalidade do gestor. Veja a seguir alguns dos tipos de avaliação mais populares.

Avaliação de desempenho 180 graus

Trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo o gerenciamento estratégico de pessoas por meio de uma avaliação do funcionário que partirá dos seus superiores hierárquicos. É apresentada por meio de gráficos e de outras ferramentas do gênero.

Além disso, a administração pode solicitar ao empregado uma espécie de autoavaliação, que será trabalhada em conjunto com as outras informações, de modo a atingir um resultado mais definido. Esse modelo é um dos mais utilizados e pode ser considerado como uma espécie de avaliação intermediária.

Avaliação de desempenho 360 graus

Adotando uma metodologia mais completa, a avaliação de desempenho 360 graus conta com informações dos superiores, dos companheiros de trabalho, subordinados e até mesmo dos clientes que interagem com o profissional a ser examinado.

É importante que os avaliadores tenham uma visão mais sistêmica de todo esse contexto, mas, em geral, o método é capaz de apresentar os pontos fortes e fracos de um funcionário, inclusive quais são as questões que devem ser trabalhadas para elevar a produtividade do negócio.

Avaliação de competências

O que se busca com essa modalidade é traçar um padrão de competências esperado de quem ocupa o cargo, quais as atitudes comportamentais e técnicas necessárias para fazer jus ao seu título.

Ela exprime valores indispensáveis para qualquer empresa, tais como: comprometimento, espírito de coletividade, conhecimentos específicos, proatividade, dentre outros.

Metodologia Balanced Scorecard

Essa técnica surgiu por meio de um estudo na Harvard Business School. São processos utilizados para uma avaliação não somente de funcionários, mas de outras perspectivas estratégicas, tais como finanças, mercado, processos internos e crescimento organizacional.

Implementar o Balanced Scorecard na sua empresa pode implicar em uma melhoria significativa nos resultados, principalmente em termos de Business Intelligence, para a tomada de decisões planejadas em todas as áreas do negócio — já que o gestor amplia sua visão geral do cenário de operação.

Avaliação por objetivos

Estratégia que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950. Sua particularidade é que as equipes avaliam a performance de cada um dos seus integrantes.

Além disso, o modelo também reserva aos times o poder de traçar os objetivos e metas que eles devem atingir, recorrendo a três etapas:

  • análise dos resultados obtidos até o momento, se eles cumpriram com as expectativas;
  • verificação das ações individuais, o comportamento das pessoas para alcançar as metas;
  • balanço das mudanças que precisam ser concretizadas e das perspectivas de cada colaborador dentro da empresa.

Softwares e recursos

Nem sempre é fácil gerir uma avaliação eficiente — além de ser preciso definir o método que melhor é aplicado em cada tipo específico de atividade. Isso cria um grande desafio para as empresas, entretanto, existem ferramentas que podem facilitar esse processo.

A ASCENT Business Intelligence criou uma série de soluções completas para acompanhamento de metas de indicadores e monitoração de processos para que a sua empresa apresente resultados positivos. Você pode conhecer nossa ferramenta e descobrir como ela se aplica ao seu negócio.

Como serão os resultados?

Ao assumir informações de qualidade, uma empresa poderá se posicionar de forma estratégica perante seus concorrentes. Certamente quando lidamos com equipes em que a gerência adota algum método de avaliação, fica fácil perceber resultados bem definidos em relação ao aumento de produtividade e eficiência do trabalho.

E então, quais foram suas impressões sobre a relevância do método de avaliação de desempenho do negócio? Eles podem ser úteis para sua empresa? Faça uma avaliação gratuita do ASCENT BI e veja como podemos ajudar a melhorar os resultados na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.