Quais são as principais funcionalidades de uma plataforma de BI?

Organizações diversas buscam diferentes funcionalidades de uma plataforma de BI. O problema é que muitos fornecedores, que competem ferozmente pelo melhor posicionamento de mercado, prometem recursos similares (e, até mesmo, idênticos) utilizando palavras diferentes. Isso faz com que se torne confusa a tarefa de escolher a solução mais adequada para suprir as necessidades da sua empresa.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos algumas das funcionalidades essenciais que você deve ter em mente ao selecionar a plataforma de BI que será usada em seu negócio. Boa leitura!

Escalabilidade

Mais do que dinheiro, é preciso um investimento de tempo para encontrar e implementar uma solução de BI eficiente para sua empresa. Com a plataforma certa, você só terá que fazer esse investimento uma vez.

Procure uma solução que ajude a sua empresa em termos de crescimento, da quantidade de dados e da variedade de funções que seus usuários precisarão. As soluções baseadas em nuvem, em particular, facilitam a adição de usuários e fluxos de dados à medida que suas necessidades crescem e se tornam mais complexas.

Modelagem e visualização de dados

O cérebro processa imagens mais rapidamente do que as palavras e as lembra por mais tempo. É por isso que uma ótima visualização é fundamental para entender e agir com base em dados.

Uma plataforma de BI de qualidade terá uma solução para a montagem de dados em uma variedade de formas visuais. A visualização de dados não deve exigir um grau de design, afinal, uma boa solução tornará fácil personalizar seus gráficos sem requerer o suporte de engenheiros ou do departamento de TI.

Também deve ser simples compartilhar visualizações de dados em equipes, pois todos em sua organização certamente reagirão melhor a um gráfico do que a uma planilha eletrônica.

Mobilidade

A junção da informação com o imediatismo torna o mundo empresarial carente de decisões rápidas. Por isso uma ferramenta de BI precisa ser consultada em tempo real por qualquer meio móvel disponível no mercado. Tablets e smarthphones são exemplos destes veículos indispensáveis no dia-a-dia corporativo.

Algumas plataformas de BI não buscam essa união, portanto fique atento e lembre-se que suas decisões precisam ser tomadas de forma rápida e segura com base em informações relevantes.

Segurança

A segurança dos dados é atualmente uma das principais preocupações de gerentes e líderes empresariais, e também é importante para os consumidores. Portanto, a sua plataforma de BI deve ser encarada como um tesouro de dados relevantes que você precisa manter em privado.

Muitas plataformas de BI não anunciam suas medidas de segurança em sua principal lista de recursos, mas é importante perguntar sobre elas. Verifique se há criptografia adequada, protocolos de complexidade de senha e controle de acesso para garantir que você e seus clientes possam confiar a ela seus dados mais importantes.

Dados em tempo real

Tradicionalmente, as plataformas de BI só ofereciam a capacidade de rever e analisar dados históricos. Todavia, no mundo cada vez mais ágil e dinâmico de hoje, cumprir metas significa olhar para trás enquanto avança.

É por isso que uma boa solução deve combinar a capacidade de rever dados históricos com recursos que proporcionam acesso a informações em tempo real.

Isso compatibiliza o Business Intelligence com o monitoramento de atividades empresariais e possibilita fazer mudanças baseadas em dados de curto prazo, bem como inovações a longo prazo.

Especialização

Embora a maioria das plataformas de BI seja universalmente aplicável a qualquer indústria, algumas apresentam especialidades que as tornam mais qualificadas para determinados segmentos. Sendo assim, é recomendável verificar as áreas de especialização nas soluções que você está considerando.

Se entre as funcionalidades de uma plataforma de BI constam recursos específicos em saúde, finanças, educação ou qualquer que seja seu mercado, a sua empresa pode se beneficiar de uma maior relevância na forma como os dados são organizados e analisados.

Se você gostou do nosso artigo, não perca a oportunidade de saber ainda mais: descubra as principais diferenças entre Business Intelligence e Big Data!