Blog

Qual é a diferença entre Business Intelligence e Big Data?

Business Intelligence e Big Data são dois termos relativamente novos para muitas empresas e profissionais no mercado. E você? Já sabe ao certo sobre o que estamos falando? Não se preocupe, explicaremos agora mesmo!

O significado para Business Intelligence (BI) é exatamente o que a tradução ao pé da letra nos leva a entender: Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial). Basicamente, o BI faz com que as empresas tomem decisões com base em um grande volume de informações coletadas de diversas fontes.

Como o termo Business Intelligence é utilizado há décadas, muitos acreditam que o Big Data é o seu substituto, até pela prática ser muito semelhante. Isto é, ambos os métodos consistem na coleta, análise, organização e compartilhamento de dados.

Mas o que difere o Big Data do Business Intelligence? Neste artigo, apresentaremos as principais diferenças entre as duas práticas para que a sua empresa saiba qual delas adotar. Acompanhe conosco!

Conceitos e objetivos diferentes

A primeira diferença está nos objetivos do uso de cada método. O Business Intelligence tem como objetivo analisar os dados sobre o próprio negócio, visando aprimorar as tomadas de decisões e a análise da organização (empresa) como um todo.

Já o objetivo do Big Data é permitir que a empresa, com a perspectiva de gestão, analise um volume de dados (estruturados ou não estruturados), de diversos tipos e fontes, com vista na descoberta de soluções variadas.

Em suma, o maior ponto de diferença é que o Business Intelligence busca por dados exatos, que contenham informações importantes a quem for tomar decisões estratégicas.

Diferente disso, o Big Data faz uso de informações diversas que podem proporcionar vantagens competitivas para a empresa, sobretudo relacionadas aos hábitos dos clientes.

Processo de coleta de dados

O processo de coleta de dados, no Business Intelligence, envolve a criação e armazenamento de dados precisos sobre o que ocorre internamente na empresa. Esses dados podem ser coletados em vários sistemas: controle de qualidade, website, transacionais, etc.

Por outro lado, a coleta de dados no Big Data é feita com uso da tecnologia por via de diversos canais, como as redes sociais, pesquisas, registros de comentários, mensagens de e-mail ou chat de atendimento, Data Warehouse, etc.

Armazenamento de informações

Outra importante diferença entre Business Intelligence e Big Data está no armazenamento dos dados. No BI, esse procedimento costuma ser feito em sistemas internos, geralmente fazendo a integração com softwares de gestão (ERP) para que se mantenham bem organizadas.

No caso do Big Data, devido ao grande volume de informações, o armazenamento é feito em grandes servidores. Para facilitar o acesso e ao mesmo tempo valorizar a segurança das informações, é imprescindível que a computação em nuvem faça parte da infraestrutura da empresa.

Interpretação e apresentação de dados

Ao serem transformados em informações inteligíveis, os dados são representados em gráficos ou relatórios que permitam mensurar o desempenho dos colaboradores, por exemplo.

Quando o grande volume de dados é adquirido por meio do Big Data, os mesmos são interpretados com enfoque estatístico para detectar o que é relevante para os negócios.

Como a interpretação de dados do Big Data pode ser complexa quando representadas em planilhas, relatórios ou dashboards, existem softwares no mercado que fazem a transformação dos dados para gráficos, infográficos e mapas.

Isso faz toda a diferença na hora de apresentar suas conclusões de forma que todos compreendam!

Business Intelligence e Big Data são complementares

Ao longo do post você conheceu algumas diferenças entre Business Intelligence e Big Data, tanto conceituais como processuais, o que mostra não apenas que o Big Data não veio para substituir o BI, mas que ambas as práticas se complementam!

Com todas essas diferenças, conclui-se que toda empresa pode utilizar do Business Intelligence para tomar decisões estratégicas mais inteligentes, ao mesmo tempo em que usufrui dos estudos feitos com a coleta de dados por meio do Big Data.

Gostou das nossas dicas? Então siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

  1. Salomão Laurindo

    nenhum por enquanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.