Blog

Relação entre BSC e BI: entenda o que significa

A era da informação chegou ao planejamento estratégico das empresas. As organizações estão cada vez mais em busca de atualização para incorporar mudanças da forma mais flexível, rápida e segura possível. Para isso, muitas delas vem adotando recursos como BSC e BI no planejamento estratégico.

Tão importante quanto entender esses conceitos, é saber combiná-los da maneira correta para extrair melhores resultados. BSC e BI são metodologias que podem funcionar de maneira independente, porém têm grande potencial quando trabalham juntas.

Continue a leitura e fique por dentro dos benefícios da relação entre BSC e BI!

O que são BSC e BI?

BSC ou Balanced Scorecard é uma metodologia segundo a qual os indicadores de negócio devem estar balanceados para que possam fornecer informações financeiras e econômicas de forma não tendenciosa. Isto é, ela promove a integração entre objetivos e indicadores. Uma outra metodologia é o BI, ou Business Intelligence, que alinhada a ferramentas permite a coleta e organização de dados que serão convertidos em informações. Essas informações serão analisadas e poderão auxiliar na tomada de importantes decisões de negócio de uma empresa.

Quando combinados da maneira correta, BSC e BI podem criar um modelo de gestão que apresenta à empresa a situação dos indicadores escolhidos em seu planejamento estratégico. Dessa forma, é possível enxergar quais objetivos estão sendo atingidos e aqueles que demandam mais atenção. Tratam-se de metodologias complementares, o BSC gera o modelo de gestão, porém é o BI que fornece suporte para sua construção e automatiza esse processo.

Quais são as vantagens de combiná-los?

Existem diversas vantagens no uso das metodologias de BSC e BI em conjunto, as principais são:

  • Análise da situação financeira: permite que sejam obtidos resultado de ações de engajamento de sócios e acionistas, dados sobre a lucratividade da empresa e retorno de investimentos;
  • Análise de clientes e potenciais clientes: pode fornecer taxas de retenção de clientes, taxas de aquisição de novos clientes, satisfação e compra de novos produtos;
  • Análise de processos: permite avaliar critérios de qualidade do processo, identifica etapas de gargalo, áreas nas quais será necessária redução de custos, indicadores de produção e produtividade.

O uso de BSC e BI no planejamento estratégico de uma empresa pode trazer resultados satisfatórios, porém, se aplicados de forma incorreta, podem não apresentar os resultados esperados. Portanto, antes de adotar essas metodologias é preciso primeiramente definir os objetivos estratégicos e quais são as métricas desejadas. Na sequência, pode ser formulado um planejamento estratégico que irá definir quais informações são relevantes e, portanto, quais serão analisadas.

Por onde começar?

Uma boa forma de começar é definindo um projeto ou um planejamento estratégico e, em seguida, escolher o software no qual este projeto será configurado. A escolha do software será muito importante para determinar o sucesso do projeto. Sendo assim, para esse segundo passo é fundamental a presença de uma empresa de consultoria especializada em tecnologia da informação.

Tecnologias e práticas como BSC e BI podem revolucionar um negócio. O bom uso dessas ferramentas permite que informações sejam obtidas rapidamente, fornecendo uma base confiável para tomada de decisões.

Compreendeu qual é a relação entre BSC e BI e a importância dessas metodologias para as empresas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes como esse diretamente no seu e-mail!

  1. Mariza Pomilio

    Usamos a metodologia BSC em nossa organização do terceiro setor. Uma ferramenta agregadora ao planejamento, execução e analise de resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.