Saiba as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics

Business Intelligence e Business Analytics são dois termos muito utilizados no mercado. Mas você conhece a diferença entre eles? Pois saiba que, embora ambos apoiem a tomada de decisões nas empresas por meio de dados mensuráveis, existem diferenças no método utilizado por cada um deles.

Se você ainda se sente confuso com esses termos, neste artigo aprofundaremos os dois conceitos e mostraremos como eles se relacionam entre si e com o Big Data. Confira!

Entenda o que é Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) — ou Inteligência Empresarial, na sua tradução literal — se refere aos processos de coleta, análise, organização, compartilhamento e monitoramento dos dados relevantes para a base do negócio, como informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes, etc.

Como funciona?

O modo de funcionamento do Business Intelligence se dá por meio de um processo que transforma os dados brutos da empresa em informações relevantes e compreensíveis para que uma análise do negócio possa ser realizada.

Para que serve?

O principal objetivo do Business Intelligence é otimizar a interpretação de dados, encontrar novas oportunidades de negócio e fornecer uma base para a criação de estratégias que aumentem a competitividade da empresa no mercado.

O que opera?

O Business Intelligence, normalmente, opera dados de forma modular. Ou seja, atua por meio de pequenos datamarts que tratam as informações provenientes de diferentes fontes internas ou externas da empresa de forma individual.

Conheça o Business Analytics

Em síntese, o Business Analytics também é uma abordagem centrada em dados mensuráveis. No entanto, ele faz a análise preditiva das informações somado a uma capacidade avançada de inteligência de negócios.

Como funciona?

Por meio da apuração de dados, o Business Analytics permite que a empresa otimize a análise preditiva e obtenha insights em tempo real para apoiar as tomadas de decisão — principalmente aquelas que estão relacionadas a ações futuras.

Para que serve?

A principal função do Business Analytics é auxiliar as empresas que precisam antever cenários e prever o que está por vir no mercado — como novas tendências de compra, comportamentos e outros dados relevantes.

O que opera?

O Business Analytics opera algoritmos analíticos avançados que processam os registros de dados e cruzam informações do histórico. Aqui, é importante frisar que essas informações não precisam estar na base da ferramenta.

Como os dois conceitos estão ligados entre si e ao Big Data

De fato, as diversas fontes de informações — como as redes sociais e o e-mail, por exemplo — trazem uma enxurrada de dados para a empresa que são coletados e analisados pelo Business Intelligence. Contudo, normalmente surge a necessidade de antecipar cenários.

Assim, o Business Analytics entra com uma ferramenta preditiva em tempo real que tem a capacidade de operar com um enorme volume de informações — Big Data — diariamente. Então, é ele que processa esses dados rapidamente e fornece resultados imediatos que serão implementados com a mesma dinâmica.

Portanto, é possível dizer que, mesmo que o Business Intelligence e o Business Analytics sejam diferentes, eles se complementam e impactam positivamente o negócio.

E você, gostou deste artigo? Entendeu as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics? Então assine a nossa newsletter para aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos sobre esses e outros assuntos relacionados a esses temas!

1. ARÃO FERREIRA DE LIMA FILHO

Me de um exemplo pratico dessa matéria no ramo hospitalar, ou seja, demonstrando as diferenças e depois associações para resultados eficazes. obrigado.