Blog

Saiba como a Internet das Coisas vai interferir nas empresas

O conceito de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT no original) pode parecer estranho à primeira vista, principalmente, por parecer distante da nossa realidade, algo como a ficção científica. No entanto, o conceito está bem próximo.

A ideia do IoT é que máquinas e demais dispositivos eletrônicos interajam de acordo com as nossas necessidades, seja controlando as nossas casas ou sugerindo a melhor rota para chegar ao trabalho — algo cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Toda essa novidade não está restrita apenas ao conforto pessoal. Essa produtividade será direcionada também para as empresas, que estão começando a encontrar novas formas de melhorar os seus negócios. No artigo de hoje, vamos falar da importância da Internet das Coisas nas empresas e como ela vem criando uma nova onda de interação entre pessoas e objetos.

Sistemas de armazenamento em nuvem

Quando pensamos nesse cenário com todos esses dispositivos interligados, não podemos nos esquecer da infraestrutura necessária para que tudo ocorra com eficiência, a cloud computing, ou computação na nuvem.

Cada vez mais utilizada no dia a dia, a cloud computing  já se mostra eficaz no cotidiano das empresas, oferecendo não apenas segurança, mas flexibilidade e desempenho. As empresas que usam a nuvem já estão um passo à frente das demais, pois quando milhões (e bilhões) de dispositivos estiverem interligados, elas saberão como agir.

Aparelhos eletrônicos inteligentes

Não apenas o seu telefone, mas outros aparelhos do dia a dia tendem a ficar mais inteligentes. A geladeira, por exemplo, conseguirá avisar caso algum produto tenha acabado ou esteja chegando perto da data de vencimento. Tudo isso graças a códigos (como QR Code) ou simples microchips instalados nas embalagens. As receitas, por exemplo, podem ser enviadas até você de acordo com o que há lá dentro.

Lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado, assim como os home theaters e a máquina de café, todos saberão que você está chegando em casa, graças a central de comando: o seu smartphone.

Carros autônomo

A Google possui dentro de um dos seus laboratórios uma frota de veículos autônomos, carros que se dirigem sozinhos em algumas cidades dos Estados Unidos. Segundo dados da empresa, eles chegaram a se envolver em alguns acidentes, mas todos causados por outros carros dirigidos por pessoas.

É possível dizer que em pouco tempo teremos carros autônomos invadindo as ruas. Para isso, basta lembrar da Tesla Motors, que fabrica carros elétricos de luxo que conseguem levar seus passageiros por aí sem que ninguém precise tocar no volante.

Imagine como esse conceito pode potencializar a área de logística, tão afetada por falhas humanas. Uma total automação de processos pode garantir maior qualidade por parte das empresas, além de altos níveis de satisfação por parte dos clientes.

Internet das coisas nas empresas

A internet das coisas promete uma verdadeira revolução na forma com que interagimos com serviços e aparelhos eletrônicos. Por isso, esteja preparado para essa mudança que, de fato, transformará para sempre a forma com que lidamos com tecnologia.

O seu negócio está preparado para este tipo de tecnologia? Deixe o seu comentário e nos fale mais sobre as suas expectativas em relação à internet das coisas nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.