Blog

Tudo o que você precisa saber sobre inovação em gestão

 

As relações e estratégias dentro do mundo corporativo estão mudando de maneira rápida. Sendo assim, para ter sucesso dentro desse novo cenário, as empresas têm que mudar e se adaptar — especialmente quando o assunto é a gestão do negócio.

Apesar de todas essa mudanças externas, a maioria das empresas ainda utiliza modelos de gestão do século XIX como base para seu planejamento estratégico. A inovação em gestão é mais do que importante: é extremamente necessária nesse ambiente volátil. Ela cria vantagens no longo prazo, e pode ser determinante na sobrevivência de uma corporação.

Quer saber mais sobre inovação em gestão? Confira este post e saiba mais sobre os pontos que podem (e devem) ser repensados na estrutura organizacional da empresa.

Investimento em inovação

A chegada da Geração Y (pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990) à idade adulta, a popularização da internet, o fenômeno da hiperconectividade… Tudo isso está transformando profundamente o modus operandi da nossa sociedade. Os consumidores estão, a cada dia que passa, mais empoderados e exigentes.

Dessa forma, há uma necessidade de inovação constante para que a empresa possa adaptar-se a esse cenário. E investir e incentivar a inovação se torna bastante difícil quando a empresa baseia-se em processos antigos de gestão.

Mudanças na cultura empresarial

A inovação em gestão começa pela mudança do mindset da empresa. Encontrar novas ideias que realmente façam a diferença no negócio só é possível com a renovação de lideranças, o compartilhamento de ideias e de pensamentos, a descentralização de poder e com a ampliação da responsabilidade na tomada de decisões.

Busca de novos conhecimentos

Como dissemos anteriormente, para inovar na gestão, é necessário ir além dos conhecimentos básicos e consolidados sobre o assunto. Conhecer novas ideias, teorias e conceitos sobre gestão empresarial moderna é essencial. A meta aqui é entender mais sobre a Geração Y e as novas relações de trabalho e consumo que estão se estabelecendo na sociedade.

Adoção da gestão por indicadores

Como saber se as estratégias e objetivos traçados pela empresa estão, de fato, sendo alcançados? Uma solução bastante eficaz nesse sentido é o uso dos indicadores de desempenho. A análise desses indicadores permite alicerçar a gestão empresarial na tomada de decisões baseadas em fatos concretos, comparando-os ao que foi inicialmente planejado e redefinindo, e redirecionando estratégias, se assim for necessário.

Utilização da tecnologia à favor da corporação

Para inovar na gestão, é necessário investir na adoção de recursos que facilitem processos e beneficiem os colaboradores de todas as áreas. Dentro desse contexto, o BI (Business Intelligence) chega como uma opção excelente.

BI é uma ferramenta de TI que reúne e organiza dados de uma empresa em um único sistema, gerando com isso, informações e indicadores que podem auxiliar sobremaneira o direcionamento estratégico e a melhoria na gestão de uma empresa. Entre os maiores benefícios da adoção de um sistema de BI estão a agilidade de informações dentro da companhia, a otimização dos resultados e a redução dos custos em geral.

Inovar na gestão é uma alternativa para driblar a crise econômica enfrentada pelo país, mas exige foco, planejamento e paciência, para colher, futuramente, os frutos dessas ações.

Agora é a sua vez!

Como você inova na gestão da sua empresa? Que tal começando por avaliar o ASCENT BI e ver como podemos lhe ajudar?

avalie ascent bi gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.