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Vamos falar sobre Business Intelligence

Apesar de muito comentado hoje em dia, você sabe como aplicar o BI no seu dia-a-dia, melhorar seu processo de gestão e consequentemente melhorar seus resultados.

De forma bem direta, vou exemplificar quatro necessidades que todos nós gestores temos e de que forma o BI pode nos auxiliar atendendo a essas necessidades. Certamente você se verá em pelo menos três dessas necessidades:

Necessidade 1) Acompanhamento dos principais indicadores de negócio: Todos nós temos necessidade de acompanhar diversos indicadores das nossas áreas, como por exemplo: rentabilidade, margem, taxa de conversão da equipe comercial, taxa de crescimento de novos leads, tempo médio de resposta ao cliente, etc…

Mesmo sem ter uma solução de BI, nós já conseguiríamos ter a resposta da grande maioria desses indicadores. Certo?

O problema aí é o tempo que isso nos toma para chegamos a essas informações. Imagina se precisarmos saber disso semanalmente ou diariamente… Impossível, não?

Uma solução de BI possui o recurso de DASHBOARDS para que os principais indicadores de determinadas áreas possam ser acessados de forma instantânea com informações sempre atualizadas.

Importante também que os DASHBOARDS possam ser interativos e possam ser acessados até mesmo através de aplicativo móvel. Dando mais flexibilidade e gerando mais oportunidades de aproveitamento do tempo do gestor.

Necessidade 2) Ser notificado quando algo sai da curva de valores esperados: É muito importante que todos nós sejamos notificados previamente quando acontece algo inesperado para que possamos reagir e corrigir a tempo. Correto?

Se você não possui um BI onde você pode facilmente configurar limites de alerta e crítico para seus indicadores e ser alertados de forma automática quando esses ultrapassarem esses limites, você precisará gastar com um funcionário para fique apenas monitorando seus indicadores e lhe avise quando algo de diferente acontecer. Afinal, você não pode ser pego desprevenido, né?

Imagina o custo disso…

Com uma solução de BI robusta, você consegue configurar alertas automáticos sobre seus indicadores. Isso é o máximo, não?

Necessidade 3) Ter respostas rápidas para situações do dia-a-dia não previstas: A todo tempo somos questionados e obrigados a dar respostas prontamente como se tivéssemos todas as respostas à mão. Concorda?

Vez ou outra me perguntam: Porque não batemos a meta “X” nesse mês?, Qual o perfil do cliente ideal?, Porque a produção nesse mês foi menor do que no mês passado?, etc…

Na boa, se você não tem um BI, essas respostas hoje são dadas totalmente no feeling. Não é não? Feeling é o chamado: “Assopra para ver onde está o vento e chuta….”

Quando se possui uma solução de BI, as respostas são concretas e baseadas em dados.

Uma boa solução de BI deve ser capaz de lhe proporcionar de forma fácil e rápida chegar a qualquer informação existente em suas bases de dados.

Com o uso do BI na empresa, um novo ciclo de gestão inicia-se. A chamada “Cultura da Informação” onde tudo passa a ser fato e não sentimento.

Necessidade 4) Ter maior engajamento dos colaboradores em relação às metas corporativas: Certo, todos sabemos os colaboradores são os maiores ativos de uma organização. Mas como fazer para engaja-los mais e melhor em relação aos objetivos estratégicos da empresa?

Muito simples: GESTÃO À VISTA.

Uma solução de BI completa deve possibilitar a você colocar painéis de informações em TVs mantendo os números sempre atualizados e de forma que todos possam acompanhar de uma só vez.

Você pode optar por mostrar a performance individual de cada colaborador ou não.

Importante é que todos estejam alinhados e acompanhando o rumo da empresa.

E aí, gostou do material?

Então você pode:

Até a próxima!

  1. ARÃO FERREIRA DE LIMA FILHO

    Muito bom, mas como trabalhar as complexidades que não se mensura, prevê, conhece…? dentro de um sistema métrico, pragmático, cético… é mole, e quando a coisa se complica por causas Politicas, sociais, naturais, acidentais?

    1. Lucas Correa

      Olá Arão! Muito bem colocado! Dentro de um ambiente Macro as empresas costumam passar por esses problemas aos quais, nem sempre, um planejamento estratégico irá prever. Porém, em uma empresa estruturada e organizada, normalmente, esses “problemas” são contornados. Isso se chama Gestão de Crise. O Business Intelligence busca otimizar as informações no Macroambiente empresarial , porém as decisões devem ser tomadas pelos gestores levando sempre em conta as informações “intangíveis”. Por exemplo: dentro de um cenário politicamente instável, como o que passamos agora, os resultados numéricos que são expostos devem ser ligados e analisados, por quem é responsável por essas informações, ao contexto externo. Sabemos que num período de crise os números muitas vezes mentem a real situação e imagem da empresa, por isso toda informação necessita da análise real do contexto. O que é fato é que todo resultado produzido pela empresa depende de milhares de outros fatores influenciadores e, certamente, o BI irá expor ao máximo eles para você.

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