Blog

Você já sabe como funciona a gestão por indicadores?

Você já sabe como funciona a gestão por indicadores?

Criar estratégias, aprimorar processos, desenvolver planos de ação — tudo isso, além de outras decisões, faz parte de um conjunto de práticas que visa uma gestão assertiva, que conduza a bons resultados. Contudo, como saber se essas ações estão, de fato, conduzindo ao sucesso? A resposta é simples — através dos indicadores de desempenho, também chamados de KPIs.

Nesse artigo, vamos falar sobre a gestão por indicadores, como ela funciona e quais benefícios elas trazem para as empresas. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a gestão por indicadores?

A gestão por indicadores alicerça a gestão empresarial para que as decisões sejam tomadas com base nos fatos concretos, que são retratados através dos indicadores selecionados para realizar o acompanhamento.

Ou seja, através dos indicadores de desempenho, os gestores podem avaliar a realidade atual da empresa, compará-la aos objetivos que foram traçados e, em cima disso, avaliar a necessidade de redirecionar estratégias — ou, até mesmo, de criar um novo planejamento.

Como ela funciona e quais são seus benefícios?

Primeiramente, é preciso deixar claro que existe uma diferença entre métricas e indicadores. Enquanto as métricas são utilizadas de forma “micro” em processos — números objetivos, como valores e quantidades, por exemplo — os indicadores fornecem uma visão mais “macro”, sendo compostos por várias métricas diferentes.

Dito isso, outro ponto importante que precisa ser ressaltado é o fato de que a gestão por indicadores só é eficaz à medida em que os KPIs são utilizados para analisar dados importantes — e que realmente contribuam com o processo de análise dos resultados e de tomada de decisões. Além disso, os indicadores escolhidos devem ser condizentes com as estratégias de negócio, e avaliados por quem está ciente dos objetivos. Caso contrário, não passam de mera informação.

Logo, podemos dizer que uma gestão por indicadores, quando bem realizada, aponta qual é a realidade atual do negócio, de acordo com os resultados apresentados — ao mesmo tempo em que consegue indicar quais as falhas e, também, o que precisa ser feito para solucionar problemas e alcançar os números esperados.

De que forma ela se difere de outros tipos de gestão?

A gestão por indicadores acaba sendo a forma mais direta de conseguir, ao mesmo tempo, acompanhar o desempenho da empresa em tempo real e saber o quão próxima — ou distante — ela se encontra dos seus objetivos.

Tudo isso, além de mostrar quais podem ser os principais empecilhos para que as metas sejam alcançadas — e, ainda, indicar como o planejamento deve ser realizado de forma a corrigir as falhas e os gargalos, conduzindo e orientando os gestores de acordo com as metas organizacionais.

Vale lembrar, ainda, que mesmo que as circunstâncias mudem — seja em termos de variáveis, de metas ou de resultados — a gestão por indicadores é flexível a ponto de se adequar à nova realidade e apontar qual é o novo rumo a ser tomado, da mesma forma que aconteceria caso o cenário não tivesse sido alterado.

Como podemos ver, a gestão por indicadores é prática, assertiva e fornece uma boa visão aos gestores — desde que bem praticada, conforme mostramos. Além disso, ela é uma forma de garantir diversos benefícios para as empresas, em termos de resultados.

Gostou de saber mais sobre a gestão por indicadores? Tem outras dúvidas sobre o assunto — ou, talvez, sugestões e experiências que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do BI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Business Intelligence.