Você sabe o que é big data e qual sua utilidade?

Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais focada em meios digitais. Como consequência, gera-se um volume gigantesco de dados, seja a cada website que visitamos, a cada compra realizada, ou a cada viagem que fazemos.

Toda essa informação, quando lida de maneira correta, se torna importante para uma série de finalidades — para governos em trabalhos de leitura populacional, para empresas, etc.

A empresa que pretende se manter relevante no seu negócio precisa utilizar o Big Data para entender o interesse dos seus diversos públicos e, a partir daí, traçar os seus objetivos.

Curioso para saber como transformar dados em informação relevante? No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é Big Data e qual é a sua utilidade em um mundo cada vez mais conectado. Confira!

O significado do termo

Big Data significa basicamente “grande volume de dados”, e se trata da coleta de informações geradas pelas pessoas. Essas informações são analisadas para que determinados dados sejam extraídos. Por exemplo: uma empresa pode saber não apenas o perfil do seu público, mas o que diferencia os seus consumidores dos alcançados pelo concorrente.

O conceito de Big Data

Podemos considerar o conceito de Big Data como um grande volume de dados extremamente amplos, que, por isso, precisam de ferramentas adequadas serem lidos e aproveitados.

Pensando em mercados cada vez mais competitivos, o conhecimento se transforma em uma peça fundamental do negócio, já que é por meio da informação de um cenário que conseguimos atuar de maneira mais assertiva.

Basta pensar no lançamento ou até mesmo na manutenção de um produto. Pesquisas de mercado são eficientes, mas quando utilizamos o Big Data, conseguimos uma visão macro da situação. E só conseguimos fazer escolhas melhores porque temos mais informações.

As utilidades do Big Data

Como estamos falando de análise de informações, não há um limite para o seu uso. Por exemplo, redes sociais como Facebook e Twitter conseguem fazer um apanhado muito assertivo sobre o público que uma empresa deseja alcançar. O mesmo pode ser dito sobre a análise de segurança, tomando como base o grau de violência de uma região de São Paulo em determinado horário do dia.

De forma mais abrangente, até mesmo a previsão do tempo faz uso de Big Data — que, por meio de uma série de dados, consegue apontar como estará o clima, ajudando produtores rurais a organizar melhor o plantio durante o ano, por exemplo.

O uso nas empresas

Uma empresa que utiliza Big Data passa a ter muito mais informação sobre o cenário em que está inserida, e também sobre “o próximo passo” no seu mercado. Com a análise de dados, é possível fazer um levantamento do perfil do seu público — definindo o sexo, a idade e as preferências. Isso é muito relevante, já que a empresa consegue saber exatamente quem deve atingir, seja com produtos, serviços ou anúncios publicitários.

As formas de destaque

Até pouco tempo, nada era feito com todo esse volume de dados gerado pelas pessoas. Hoje, tudo pode ser analisado e transformado em informação relevante.

Não há como negar que o Big Data é uma ferramenta imprescindível para o futuro de qualquer negócio. O seu concorrente direto tem expandido os negócios e você não entende o motivo? Talvez ele tenha abraçado o Big Data antes de você.

Se você gostou do conteúdo e conseguiu entender o que é Big Data, compartilhe este artigo nas redes sociais!

1. GERALDO CLEMER MIRANDA

A uniformidade e centralização da informação é o caminho para obtermos sucesso nas vendas.

1. Lucas Correa

Muito bem colocado Geraldo! Sem um mínimo de organização informacional torna-se inviável um planejamento comercial e, por consequência, um crescimento financeiro desproporcional ao potencial da empresa.

2. ARÃO FERREIRA DE LIMA FILHO

Um volume da dados muito grande pode também confundir, gerar mais dúvidas, questionamentos e, até possibilidade de erros.

Certa vez um General em entrevista disse que antigamente o maior conhecimento, informações sobre o inimigo era crucial para o sucesso da Guerra e hoje o maior desafio, pois temos muitas fontes de conhecimentos, dados, variáveis, alternativos, complexos, … que o maior desafio seria escolher diante de tantas informações a melhor estratégia.

Alguns pensadores do Século XVI e XXVII, Período do Iluminismo, inclusive na Bíblia, diz que o excesso de conhecimento confunde mais as decisões, causa melancolia, dúvidas, incertezas… nada Pessoal.